Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
Mundo Pet
21/09/2018 12:09:00
Escovando os dentes do seu cachorro

Da redação/PCS

Imprimir

Um cão adulto possui 42 dentes, com exceção do Chow Chow, que possui 44. Com a alimentação adequada dificilmente os pets apresentam cáries, mas isso não dispensa a atenção dos tutores quanto à higiene bucal.

“A escovação de dente do cachorro deve começar desde cedo, quando nascem os primeiros dentes, e se tornar um hábito por toda a vida do animal. A frequência ideal deve ser recomendada pelo veterinário. Quanto mais cedo e mais paciência tiver, mais rápido seu amigo aceitará”, explica Marcello Machado, médico veterinário dos snacks DogLicious e CatLicious, e gerente técnico da Total Alimentos.

Antes da escovação:

Ter uma pasta de dentes específica para o pet: creme dental de seres humanos não poder ser utilizados;

Antes de começar a escovação, deixe que o pet experimente o produto;

No primeiro dia passe a pasta no dedo e permita que o cão cheire e lamba, no dia seguinte passe um pouco nos dentes dele e espere ele se familiarizar. Lembre-se de respeitar o tempo dele, este processo de familiarização pode levar alguns dias, então não tenha pressa.

O próximo passo no processo de escovação é a escova. Escovas para cães podem ser encontradas em Pet Shops e é muito importante que não sejam utilizadas escovas de pessoas pois estas podem quebrar e machucar o animal. Uma alternativa para a escova é enrolar um pedaço de gaze no dedo e utilizá-lo para a limpeza. Este método é muito eficaz nas primeiras escovações já que dessa forma o dono poderá tocar e sentir os dentes do animal, percebendo suas reações e familiarizando com o jeitinho mais adequado para o porte do seu amigo.

Quando o cachorro estiver acostumado com a pasta e a escova, comece com a escovação em si. Nas primeiras tentativas o cão provavelmente não irá deixar que todos os seus dentes sejam limpos, então verifique em quais regiões ele se sente mais confortável e dê atenção a elas.

Com o passar dos dias aumente gradativamente o tempo que você passa limpando a boca dele até que consiga escovar toda a boca. Procure sempre fazer movimentos circulares e massageie a linha das gengivas sem fazer muita força. E não esqueça de fazer um carinho bem gostoso no seu cachorro após cada escovação!

Mas para quem não tem tempo para fazer a higienização dos dentes do seu cão existem produtos específicos, como petiscos que ajudam a simplificar este trabalho. Segundo o veterinário “Um destes produtos são os Snacks DogLicious Dental Fresh, da empresa Total Alimentos, que auxilia no controle do tártaro e do mau hálito”, finaliza.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias