Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Mundo
11/10/2017 08:16:00
Morre aos 85 anos a lenda do jazz Grady Tate

G1/LD

Imprimir

Morreu, no último domingo (8), o músico norte-americano Grady Tate, de 85 anos. Uma das grandes lendas do jazz, o baterista e cantor ficou famoso por centenas de composições e parcerias ao longo de uma carreira extensa.

Entre os astros do gênero com quem Tate trabalhou, estão Jimmy Smith, Charles Mingus, Wes Montgomery, Lena Horne, Ella Fitzgerald, Quincy Jones e Peggy Lee. Isso sem contar uma obra inigualável em sua carreira solo. Entre os hits de Tate, estão canções como I Got Six, Naughty Number Nine e Fireworks.

Autodidata, Tate alcançou o sucesso a partir da década de 1960 e foi baterista fixo do programa The Tonight Show de 1968 a 1974, além de ter trabalhado em composições para a série infantil Schoolhouse Rock e o clássico da telinha Twin Peaks, do diretor David Lynch.

O filho do músico, Grady Tate Jr., usou sua página do Instagram, na terça-feira (10), para lamentar a morte do pai. "Ele foi um homem que fez tudo que pôde e me deu tantas coisas. Ele foi um músico pioneiro no jazz que foi um dos mais regravados da história. Ele era meu pai. Descanse em paz, pai. Te amo 14/01/1932 - 08/10/2017".

O também baterista E.J. Strickland também falou da perda de Tate em seu Twitter. "Adeus a Grady Tate, um dos bateristas que também tinha uma das vozes mais distintas que já ouvi. Descanse em paz, mastro", postou ele.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias