Sábado, 27 de Abril de 2024
Mundo
03/07/2018 18:43:00
O que se sabe sobre a caverna na Tailândia onde garotos estão presos
Grupo entrou para escapar da chuva e já está há 10 dias em uma das galerias da caverna. Não há previsão de resgate.

G1/PCS

Imprimir
Câmara na caverna Tham Luang, na Tailândia, onde trabalham equipes de resgate de time de futebol. (Foto: AP Photo/Sakchai Lalit)

Na entrada da caverna Tham Luang, na Tailândia, há uma placa avisando sobre o perigo de enchentes entre julho e novembro. Mas, pouco antes da época de monções, em 23 de junho, 12 garotos e seu treinador de futebol decidiram se abrigar do mau tempo no ramificado caminho dentro da montanha.

A entrada é grande e espaçosa, com 80 m de comprimento, e tem o solo bem pavimentado, como descreve o espeleologista Martin Ellis, em artigos sobre as cavernas do norte da Tailândia. Os guias locais normalmente acompanham os turistas até uma parte do trajeto.

Avançando algumas centenas de metros, a passagem se torna complexa e estreita, com 2 m de largura e 3 m de altura. O solo fica lamacento. Há câmaras no caminho, e muitas delas acumulam água até mesmo em períodos secos. Quando chove muito, as galerias ficam cheias e transbordam. Há pedras soltas e obstruções de rochas que também dificultam a caminhada.

No momento, há água por praticamente todo o trajeto. A rápida entrada de água no local deve ter forçado os garotos a entrar cada vez mais para dentro da caverna. Eles foram encontrados a cerca de 2 km da entrada, depois de pelo menos um ponto de grande inundação, perto de um local conhecido como Pattaya Beach. Equipes de resgate tem usado bombas para drenar a água, mas as chuvas dificultam os trabalhos.

O percurso até o local da caverna onde eles estão é tortuoso. Os mergulhadores da equipe de elite da Marinha levam seis horas para percorrer esse trajeto de muita água e pouca visibilidade, segundo a Deutsche Welle.

Foto: AP Photo/Sakchai Lalit

Em alguns pontos da caverna, há fortes correntes de ar, o que indica que existem ligações com a superfície da montanha.

Na semana passada, especialistas localizaram uma abertura escondida na mata fechada, que pode servir como opção para chegar até o ponto onde o grupo está. Essa cavidade natural tinha pelo menos 1,5 metro de diâmetro e pelo menos 22 metros de profundidade, de acordo com a CNN. Porém, ainda não se sabe se está conectada ao local onde os meninos estão.

A caverna, que fica dentro do parque nacional Tham Luang, na província de Chiang Rai, começou a ser explorada em 1986. Os primeiros aventureiros conseguiram andar apenas 2 km pelo caminho que hoje tem 10 km conhecidos.

Segundo o blog de Martin Ellis, a Tham Luang tem o quarto maior comprimento das cavernas tailandesas. A mais longa, Tham Phra Wang Daeng, tem 13,8 km, de acordo com a última atualização feita em novembro de 2017.

A profundidade das galerias também chama atenção. Estima-se que o local onde estão os garotos na Tham Luang tem entre 800 e 1 km de profundidade.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias