Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Mundo
22/02/2019 13:39:00
Oposição venezuelana denuncia repressão a indígenas e duas mortes perto da fronteira com o Brasil

O Globo/LD

Imprimir

Um grupo de 22 deputados de partidos opositores da Venezuela que está na cidade de Santa Elena, a 15 quilômetros da fronteira com o Brasil, denunciou nesta sexta-feira "uma brutal repressão militar a comunidades indígenas que estão colaborando para conseguir a abertura do canal humanitário". Segundo disse ao GLOBO a deputada Olivia Lozano, 12 indígenas foram feridos e uma mulher identificada como Zoraida Rodriguez morreu em um violento incidente perto de Santa Elena. A agência France Presse e o site venezuelano Efecto Cucuyo informaram posteriomente que o marido de Zoraima, Rolando García, também morreu, de acordo com a organização de direitos humanos Kapé Kapé.

Os feridos foram levados em duas ambulâncias para a cidade de Paracaima. A passagem dos veículos foi autorizada pelos guarda venezuelana, apesar do bloqueio. De lá, seguiram para Boa Vista.

As ambulâncias seguiram primeiro para o Hospital Délio Tupinambá, o único de Pacaraima, mas depois saíram com destino ao Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, a 215 km da fronteira.

— Estamos denunciado o governo Maduro por este ataque. Os indígenas estavam tentando impedir a passagem de blindados militares e foram brutalmente reprimidos — assegurou a deputada da Assembleia Nacional (AN) presidida por Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias