Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2018
Mundo
07/11/2018 08:51:00
Paciente morre após erro de robô durante cirurgia cardíaca

EXTRA/LD

Imprimir

Uma cirurgia cardíaca realizada no Freeman Hospital (Newcastle, Inglaterra) terminou em morte por causa de um erro cometido por um robô.

A operação foi realizada em 2015, mas só agora o caso está sendo investigado pelo Sistema Público de Saúde (NHS) e pela polícia. Stephen Pettitt, de 69 anos, sofreu falência múltipla dos órgãos após fracassado procedimento para substitução da válvula mitral.

No meio da cirurgia, o septo interatrial (parede muscular da porção superior do coração) foi perfurado acidentalmente, provocando hemorragia. Cirurgiões tiveram que abrir o tórax do paciente de emergência, mas não obtiveram êxito.

Sukumaran Nair, chefe da equipe admitiu que deveria ter feito mais testes com o robô antes de utilizá-lo em uma cirurgia tão delicada, de acordo com reportagem do "Telegraph". Os sistema robotizado conhecido como Da Vinci foi desenvolvido para participar de cirurgias de precisão, menos invasivas, proporcionando segurança e recuperação mais rápida no pós-operatório.

Paul Renforth, coordenador de robótica do Freeman Hospital, que estava presente na cirurgia, comentou que o "clima estava bastante tenso" durante o procedimento.

O NHS tem 60 robôs que participam de diversos tipos de cirurgia. O resultado é considerado satisfatório.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias