Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Mundo
29/03/2018 10:48:00
Seul e Pyongyang marcam para 27 de abril a primeira cúpula entre Coreias em mais de uma década

G1/LD

Imprimir

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul marcaram sua primeira reunião de cúpula em mais de uma década no dia 27 de abril, informaram autoridades sul-coreanas nesta quinta-feira (29), no momento em que as tensões diminuem entre os inimigos históricos.

Autoridades sul-coreanas, que anunciaram a cúpula um dia depois de conversas de alto nível com norte-coreanos, disseram que a pauta da reunião será em grande parte a desnuclearização da península coreana e a melhora das relações entre os dois países.

O local do encontro será o vilarejo de Panmunjom, o mesmo onde ocorreram as conversas desta quinta-feira.

As duas Coreias já haviam concordado em realizar a cúpula depois que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, enviou uma delegação a Pyongyang para se encontrar com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, neste mês.

Diálogo retomado em janeiro

Os países, que não conversavam desde 2015, retomaram o contato em janeiro, quando representantes oficiais dos dois países se reuniram e a Coreia Norte anunciou que enviaria atletas ao Sul para Jogos de Inverno de Pyeongchang.

O país de Kim Jong-un também enviou uma comitiva de 22 pessoas, entre elas o presidente honorário do Norte, Kim Yong-nam, e a irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong. Durante a visita, Yo-jong entregou uma carta em nome de seu irmão convidando o presidente sul-coreano para uma reunião em Pyongyang.

Após a participação do país vizinho nos Jogos de Inverno, Moon Jae-in tenta negociar uma solução diplomática para a tensão gerada com o desenvolvimento de mísseis de longo alcance e bombas nucleares por Pyongyang.

Os sul-coreanos também intermedeiam uma reaproximação entre a Coreia do Norte e os EUA. Neste mês, o presidente americano, Donald Trump, aceitou um convite de reunião feito por Kim Jong-un. Esse encontro deverá ser realizado até o final de maio, mas o local ainda não foi definido.

No último dia 22, Estados Unidos e Coreia do Sul anunciaram que as manobras militares conjuntas anuais, previstas para abril, serão mantidas, mas que o principal exercício será encurtado em um mês.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias