MMN/PCS
ImprimirO ex-major da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), Sérgio Roberto de Carvalho, de 65 anos, vai a julgamento após três anos preso na Hungria. Ele é acusado de enviar 45 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa entre 2017 e 2019.
As audiências iniciaram nesta segunda-feira (15), em Bruxelas, na Bélgica. Inicialmente, o caso seria julgado em Bruges, onde as investigações contra o brasileiro começaram, mas ele foi transferido por questões de segurança.
‘Pablo Escobar Brasileiro’
Carvalho ficou conhecido como ‘Pablo Escobar Brasileiro’ após ser apontado como o responsável pela organização de envio de cocaína para Europa, junto de outro acusado, o Flor Bresser, de 39 anos, segundo o portal O Globo.
As autoridades europeias descobriram a rede de tráfico brasileiro após localizarem cocaína oculta em um carregamento de manganês que chegou ao porto de Roterdã, um dos principais do continente, em 2020.
O ex-major foi preso em um restaurante de Budapeste com uma identidade mexicana. Ele chegou a ter solicitações de extradição de ao menos quatro países diferentes — Bélgica, Estados Unidos, Espanha e Brasil —, que desejavam julgá-lo por crimes como tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.