Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Polícia
20/10/2017 12:36:00
Operação contra pedofilia em 24 Estados e no DF prende 100 em flagrante

UOL/PCS

Imprimir
Foto: Estadão

O Ministério da Justiça realiza, nesta sexta-feira (20), uma ação de combate à pedofilia em 24 Estados e no Distrito Federal. Coordenada pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), a operação "Luz na infância" cumpre mais de 170 mandados de busca e apreensão e conta com 1.100 policiais. O ministério considera a ação uma das maiores do mundo no combate à pedofilia.

Segundo a pasta, até as 12h20, 100 pessoas haviam sido presas em flagrante com material de pedofilia --no horário, a operação ainda estava em andamento em alguns Estados. Dos 178 mandados de busca e apreensão, 106 foram cumpridos. Foram apreendidos 151 mil arquivos digitais compartilhados entre suspeitos.

Segundo o ministro da Justiça, Torquato Jardim, os detidos são suspeitos de produzir pornografia envolvendo crianças e de compartilhar esse tipo de material.

Os alvos da operação, segundo a pasta, foram identificados através de um trabalho de cooperação mútua realizado em parceria entre a DINT [Diretoria de Inteligência da Senasp] e a Embaixada dos Estados Unidos. As investigações vêm sendo feitas há seis meses.

A operação foi intitulada "Luz na Infância", segundo o ministério, "por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes". "A internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores", diz a nota.

Para o ministério, "'Luz na Infância' significa propiciar às crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça".

Em São Paulo, a Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão de computadores e outros equipamentos em endereços na capital, região metropolitana e interior.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias