CGN/PCS
ImprimirAtos simples como checar trancas de portas ou desligar campainha, podem evitar furtos durante o período de viagem. Para ajudar a evitar furtos de imóveis neste período de festas e férias, a PM (Polícia Militar) e a Polícia Civil dão dicas do que fazer enquanto a casa estiver vazia.
Conforme a PM apenas deixa uma luz acesa, não está mais enganando os assaltantes. Ao contrário, tem ajudado a identificar que a casa está vazia. Segundo explicado, o bandido pode monitorar o imóvel por alguns dias para ter certeza de que não há ninguém.
Pedir para que alguém de confiança olhe a residência durante o período de viagem é a primeira orientação dada pelas forças policiais. Outro passo importante para garantir a segurança é testar todas as trancas de portas e janelas para garantir que estejam funcionando. O mesmo deve ser feito com o sistema de alarme e vigilância da casa.
“Evite deixar na parte externa da casa, objetos que possam ser utilizados para arrombamento. Deixe o telefone fixo sem toque e desligue a campainha. Nunca comente próximo a estranhos que irá viajar. Sempre é bom deixar um telefone para contato com um vizinho de confiança”, orienta a polícia.
Outra recomendação é não deixar as luzes acesas durante o dia inteiro e manter o cuidado do jardim mesmo durante a viagem. As assinaturas de jornais e revistas também podem denunciar que não há ninguém em casa, por isso é orientado que elas sejam canceladas neste período.
Confira todas as dicas abaixo:
Para quem mora em condomínio ou prédios:
Acostume-se a manter rotina de segurança, como se morasse em uma casa normal, desprovida da segurança orgânica inerente à maioria dos condomínios.
Caso não haja, crie um comitê de segurança orgânica do condomínio, composto por moradores, que discutirão as necessidades de cada local, dadas as peculiaridades daquele grupo;
Para quem mora em casas:
Crie grupos de whatsapp de vizinhos com a finalidade de observarem os arredores da vizinhança, como carros parados por longos períodos, indivíduos suspeitos, reportarem furtos ocorridos na rua ou bairro;
Invista em aparatos de segurança, especialmente alarmes, cercas elétricas, concertinas e principalmente câmeras de alta definição. Em travas elétricas nos portões de carro e social. Existe ainda a possibilidade de ter cachorros que funcionam como alerta e espantam pretensos furtadores;
Mantenha sempre as portas e janelas trancadas ao sair de casa e durante a noite, não deixe objetos de valor no quintal. Pense em dificultar a vida do delinquente ao máximo;
Não revele que possui grande quantidade de dinheiro ou joias em sua casa, para ninguém estranho ao núcleo familiar íntimo ou para funcionários que tenham livre acesso aos cômodos.
Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Solicitando que apresentem o NADA CONSTA que pode conseguir gratuitamente no site da PCMS, bem como do TJMS.
Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alertas pela segurança de sua rua ou bairro;
Instale sensores de luminosidade em algumas lâmpadas externas e internas, programadas para acenderem em horários determinados.