Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Polícia
21/05/2017 08:30:00
Polícia faz operação na Cracolândia, no Centro de SP
Ação tenta identificar pontos de venda de drogas, apreender entorpecentes e localizar e prender traficantes; na dispersão, usuários invadiram padaria e imóveis da região e carros tiveram vidros quebrados.

G1/PCS

Imprimir
Operação da Polícia na Cracolândia faz prisões e revistas (Foto: GloboNews)

As polícias Civil e Militar realizaram por volta das 6h30 deste domingo (21) uma grande operação na região da Cracolândia, no Centro de São Paulo. O objetivo da ação é identificar pontos de venda de drogas, apreender entorpecentes e localizar e prender traficantes.

A intenção da prefeitura e do governo estadual é limpar e revitalizar a Cracolândia, inclusive com a instalação de habitações populares. A operação ocorre durante a Virada Cultural em São Paulo. Há vários eventos na região central da capital.

Mais de 500 policiais participam da operação, que começou a ser organizada nesta madrugada. Dois helicópteros das polícias atuaram na operação. A polícia cumpre 79 mandados de prisão temporária e 70 mandados de busca e apreensão.

Para o Departamento de Narcóticos de São Paulo (Denarc), que centraliza a operação, foram levados até as 8h deste domingo 24 suspeitos detidos, dentre eles, alguns drogados, segundo informações da GloboNews. Policiais apreenderam um revólver, uma arma de fabricação caseira, muitas munições de revólver, uma balança para pesar drogas e também embalagens para colocar cocaína para a venda.

Durante a dispersão dos usuários, pessoas invadiram lojas na região, entre elas uma padaria, realizando saques. Carros estacionados na região também tiveram vidros quebrados e depredados. Os policiais invadiram hotéis desocupados na região, em que a droga é vendida.

Os policiais fazem varreduras no principal quadrilátero da Cracolândia, expulsando usuários, que tentam se esconder dentro de sacos de lixo, pois há muito lixo na região.

Com mandados de busca e apreensão, os policiais estão entrando em hotéis, pensões e vários estabelecimentos comerciais. Não há informações sobre confrontos tampouco sobre prisões.

Polícia cumpre mandados de busca e apreensão invadindo lojas e casas à procura de traficantes (Foto: GloboNews)

Helicópteros da Polícia Civil e da Polícia Militar, agentes da tropa de Choque da PM e dos grupos de operações especiais da Polícia Civil, como o Goe e o Garra, participam da ação.

No início de maio, um homem foi encontrado morto na Cracolândia, após ter entrado na região para ajudar uma pessoa que seria usuária de drogas e estava precisando de ajuda.

Promessa de desocupação

No dia 11 de maio, o prefeito de São Paulo, João Doria, afirmou que a Cracolândia iria desaparecer "muito em breve", "muito antes" de seu mandato, que vai até dezembro de 2020, chegar ao fim. A afirmação ocorreu após a TV Globo mostrar confrontos entre a Guarda Civil Metropolitana (GCU) e usuários de drogas durante uma entrada na região, além de livre comércio de drogas, ao ar livre, durante o dia.

O governador Geraldo Alckmin também já havia afirmado que a Cracolândia iria desaparecer em breve.

"Importante registrar que Prefeitura, governo do estado e governo federal estão juntos nessa ação e a Cracolândia tem prazo determinado para acabar", disse Doria. Questionado sobre quando seria esse prazo, Doria disse que "muito em breve". O prefeito promete acabar com o problema da Cracolândia, que afeta a cidade há pelo menos doze anos, "muito antes do mandato acabar".

Ele garantiu que ainda no primeiro semestre deste ano dará início ao programa "Redenção", que vai substituir o atual "Braços Abertos", criado na gestão de Fernando Haddad (PT).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias