Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Polícia
10/01/2018 14:51:00
PRF apreende conjunto “Romeu e Julieta” com 33 toneladas de excesso de peso

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: Divulgação PRF

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu um conjunto “Romeu e Julieta” com 33 toneladas de excesso de peso na manhã desta quarta-feira (10), em frente a unidade operacional da PRF em São Gabriel do Oeste.

Os policiais realizavam fiscalização quando abordaram o veículo, por volta das 09h20. O conjunto “Romeu e Julieta”, com placas de Água Clara-MS, estava carregado com palanques de eucalipto e após pesagem foi verificado que estava com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 78 toneladas, sendo que o limite para esse tipo de conjunto é de 45 toneladas, caracterizando assim um excesso de peso de 33 toneladas.

Foi verificado também um excesso de 12 toneladas na CMT (Capacidade Máxima de Tração CMT), onde o peso máximo estipulado seria de 66 toneladas, estava tracionando 78 toneladas. “CAPACIDADE MÁXIMA DE TRAÇÃO – “máximo peso que a unidade de tração é capaz de tracionar, indicado pelo fabricante, baseado em condições sobre suas limitações de geração e multiplicação de momento de força e resistência dos elementos que compõem a transmissão”.

Carregada em Água Clara a carreta seguiria para Itiquira-MT. O conjunto foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado da PRF em São Gabriel do Oeste, onde permanecerá até a realização do transbordo (retirada do excesso de peso).

Esta é a segunda vez que o mesmo caminhão é apreendido pela PRF. Em março de 2017 o veículo foi flagrado pela equipe de Coxim transportando 31 toneladas de excesso de peso.

A PRF informa que, transitar com excesso de peso além de deteriorar e encurtar a vida útil do pavimento aumenta o risco de acidentes, uma vez que conjuntos veiculares com peso excedente têm o seu sistema de frenagem absolutamente comprometido, com necessidade de maior espaço para uma frenagem segura, bem como o desgaste prematuro da suspensão e pneumáticos.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias