Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Política
25/10/2017 15:11:00
Aécio comunica a Tasso que fica na presidência do PSDB até dezembro

O Globo/LD

Imprimir

Uma semana depois de a bancada do Senado dar um ultimato ao senador Aécio Neves (MG) para ele renunciar à presidência do PSDB, o mineiro comunicou nesta terça-feira ao presidente interino, senador Tasso Jereissati (CE), que não pretende deixar o cargo até dezembro, quando ocorrerá a Convenção Nacional do partido, para eleger o novo presidente definitivo da legenda. Aécio está licenciado do cargo desde maio. Ele argumenta que sua renúncia seria uma espécie de confissão de culpa sobre as denúncias de que teria recebido R$2 milhões de propina do empresário Joesley Batista.

Pelo menos um dos apelos de colegas mais próximos Aécio irá acatar: vai mergulhar em Minas Gerais para recompor sua base eleitoral para buscar um mandato em 2018 e cuidar de sua defesa.

No encontro com Tasso na manhã desta terça-feira, Aécio também fez um apelo para que o interino fique no cargo até 9 de dezembro, quando haverá a Convenção Nacional. Tasso disse que Aécio tomou sua decisão, mas ele está consultando suas bases para decidir se fica interino até dezembro ou se entrega o cargo.

— Aécio acha que é um ponto importante para ele ficar na presidência até a convenção de dezembro. Alega que a renúncia definitiva seria quase uma confissão de culpa. Mas garantiu que não pretende exercer nenhum tipo de atividade partidária, que vai para Minas trabalhar full time em dois pontos: sua defesa e reanimar sua base. Se ele não retoma sua base, seu futuro está em jogo — disse Tasso após a conversa com Aécio.

Os senadores que na semana passada achavam inviável a manutenção de Aécio no cargo, refluiram. Foram convencidos que uma mudança agora poderia causar um novo tumulto no partido a menos de 40 dias da convenção que vai eleger o sucessor de Aécio. Por enquanto só tem uma candidatura posta, do governador de Goiás, Marconi Perillo. Tasso repetiu hoje que não irá disputar a presidência definitiva do PSDB.

Depois da conversa com Aécio, Tasso se reuniu com alguns senadores e almoçou com 12 deputados alinhados com sua posição. Sobre continuar na interinidade com a decisão de Aécio de não renunciar, Tasso disse que ainda não decidiu.

— Aécio tomou a decisão dele. Eu vou tomar a minha. Estou consultando minhas bases e vou fazer o que for melhor para o partido — disse Tasso.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias