Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Política
08/05/2017 13:01:00
Aluizio e Mochi prestigiam saída da Bandeira do Divino em Coxim

Da assessoria/SF

Imprimir
Foto: Divulgação/PMC

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, prestigiou na manhã de hoje (7), a solenidade da saída da Bandeira da 122a Festa do Divino Espírito Santo, na Catedral São José, em Coxim.

Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mocchi, do vice-prefeito Edvaldo Bezerra e do vereador Carlão, Aluizio acompanhou a missa solene, a cerimônia de passagem dos festeiros e seguiram para o almoço no salão paroquial.

Trata-se da manifestação religiosa e cultural mais tradicional da região norte de Mato Grosso do Sul, realizada desde o ano de 1895. A saída da Bandeira é a ocasião em que a comissão de festeiros (Festeiro Mor, Capitão do Mastro e o Alferes da Bandeira) toma posse e, com suas esposas e familiares, passam a conduzir os preparativos para a Festa do Divino.

Para o prefeito Aluizio São José, independente da crença, as manifestações religiosas, que ao longo do tempo ganham cunho cultural, têm um papel social importante no desenvolvimento da comunidade: "É uma celebração de fé, de devoção e agradecimento, de mais de cem anos, que culmina em uma grande festa, no mês de julho, conhecida em todo o Mato Grosso do Sul, movimentando nossa cidade, que merece ser prestigiada pelas causas e também pela demonstração de devoção a Deus por parte da população coxinense".

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Junior Mochi, é autor da Lei 3.586 de 27/11/2008,, que inclui a Festa do Divino Espírito Santo no Calendário Cívico e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul.

"Este ano, por ocasião dos festejos alusivos à criação e emancipação política de 40 anos de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado se prontificou a dar importante ênfase a esta, que é a mais antiga manifestação religiosa de MS. Sou devoto do Divino Espírito Santo e já fui festeiro, sei da relevância desta manifestação e da importância de valorizar as nossas tradições, a nossa cultura e a nossa história de nosso povo", finalizou Mochi.

Foto: Divulgação/PMC
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias