Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
02/02/2017 11:40:00
Bolsonaro, Maia e mais quatro concorrem à presidência da Câmara
Jovair Arantes, Luiza Erundina, Júlio Delgado, Andre Figueredo e Jair Bolsonaro vão desafiar o atual presidente Rodrigo Maia

Exame/PCS

Imprimir
Bolsonaro: mandato de presidente da Câmara é válido por dois anos (Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e mais cinco deputados registraram candidatura dentro do prazo estabelecido até as 23h de quarta-feira para disputar a presidência da Casa na manhã desta quinta para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2019.

Jovair Arantes (PTB-GO), Luiza Erundina (Psol-SP), Júlio Delgado (PSB-MG), Andre Figueiredo (PDT-CE) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) irão desafiar o atual presidente da Casa, que registrou a candidatura após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitando uma tentativa de adversários de impedir sua reeleição.

O líder do PSD, Rogério Rosso (PSD-DF), um dos primeiros a anunciar que disputaria a presidência, desistiu do páreo, informou a Agência Câmara Notícias.

A candidatura de Maia conseguiu reunir um super bloco com mais de 300 deputados que, além de garantir votos à sua reeleição, ocupará boa parte dos cargos da Mesa Diretora da Casa na eleição desta quinta-feira, com início marcado para as 9h.

Formado por 13 partidos –PMDB, PSDB, PP, PR, PSD, PSB, DEM, PRB, PTN, PPS, PHS, PV e PtdoB, segundo informações da Secretaria-Geral da Câmara– e 358 deputados, o blocão de Maia, pelo critério da proporcionalidade, terá direito às primeiras seis escolhas. Depois, poderá ainda fazer a oitava escolha e a 11ª escolha de cargo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias