Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Política
14/01/2020 09:38:00
Bolsonaro pede opinião de seguidores sobre transgêneros no esporte

Notícias ao Minuto/LD

Imprimir

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou seu Twitter no início da noite desta segunda-feira (13) para questionar seus seguidores sobre a presença de atletas transgêneros no esporte.

Bolsonaro publicou uma chamada de um site que fala sobre a ideia de alguns políticos dos EUA criarem leis para proibirem atletas transexuais de competir com mulheres. "Qual a sua opinião?", postou o presidente, sem dizer o que pensa sobre o tema.

O jornal americano The Wall Street Journal informou no último dia 7 que os estados de New Hampshire, Washington, Geórgia, Tennessee e Missouri estudam como proibir que competidoras transgêneros participem de competições femininas.

No Brasil, o assunto ganhou força no passado, quando a jogadora Tifanny Abreu se tornou a primeira atleta transgênero a disputar a Superliga feminina de vôlei.

Em abril de 2019, o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, classificou como "inaceitável e ridículo" a permissão da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) para que transexuais disputassem a Superliga feminina.

Procurada pelo jornal Folha de S.Paulo na ocasião, a CBV disse que "adota como critério nos casos tidos como de transgêneros/transexuais, o consenso do Comitê Olímpico Internacional (COI) de novembro de 2015 sobre o reposicionamento de gênero e hipoandrogenismo".

Vale lembrar que nos Estados Unidos, grande parte das leis são regionais e valem apenas para determinados Estados, diferente de como é no Brasil. A publicação de Bolsonaro acabou gerando controvérsia, uma vez que foi entendida por internautas como uma forma de discriminar as transexuais, usando a posição dos norte-americanos em excluir estas atletas do esporte.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias