Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Política
14/09/2018 14:27:00
Bolsonaro reiniciará fisioterapia, diz boletim médico

G1/LD

Imprimir

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, reiniciará fisioterapia, informou boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira (14) pelo Hospital Albert Einstein. Ele segue sem febre nem outros sinais de infecção.

Na noite de quarta (12), o presidenciável foi submetido a uma nova cirurgia para tratar uma obstrução no intestino delgado (veja como foi). O procedimento durou duas horas e, segundo os médicos, foi bem-sucedido.

A fisioterapia iniciada nesta sexta consistirá em caminhada e exercícios respiratórios.

De acordo com o comunicado, o candidato permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) "em condições clínicas estáveis e sem complicações no período pós-operatório". Ele continua recebendo analgésicos para a dor e segue em jejum oral, com alimentação parenteral (endovenosa) exclusiva.

Bolsonaro está internado há uma semana no hospital da Zona Sul de São Paulo, após ser vítima de uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Redes sociais

Na manhã desta sexta, Bolsonaro postou nas redes sociais sobre o potencial do Nordeste.

Na noite de quinta, o presidenciável agradeceu “os que se preocuparam e fizeram suas orações”. “Tudo correu bem, graças a Deus e aos que estão cuidando de minha saúde e recuperação, faxineiros, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta e médicos. Seguimos firmes!”, disse.

Também disse que sua equipe de campanha está unida. "Muita coisa vem sendo falada na tentativa de nos dividir e consequentemente nos enfraquecer. Não caiam nessa! Desde o início sabíamos que a caminhada não seria fácil, por isso formamos um time sólido e preparado para a missão de mudar o Brasil! Não há divisão!", afirmou nas redes sociais.

Cirurgia

Após a nova cirurgia, o presidenciável foi levado para o mesmo leito onde estava antes da cirurgia, e voltou a ter o protocolo de cuidados de UTI. Na noite de quinta, boletim informou que o candidato recebeu analgésicos para controle de dor e não apresentou sangramentos, febre ou outras complicações após o procedimento.

Todos os pontos de possível obstrução foram tratados para reduzir a chance de novos problemas na região.

A alimentação voltou a ser exclusivamente parenteral (endovenosa) desde a tarde de quarta. A dieta será liberada quando se reestabelecer o trânsito gástrico. O tipo de dieta será decidido após a liberação. “Ainda não há previsão de alta da UTI", disse o comunicado.

Bolsonaro sofreu um atentado no dia 6 e foi atingido por uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele precisou passar por cirurgia na Santa Casa da cidade após sofrer lesões nos intestinos delgado e grosso, e foi encaminhado para o Albert Einstein no dia seguinte.

Recuperação

A previsão inicial de internação era de sete a dez dias. Médicos e parentes do presidenciável disseram que a nova cirurgia, porém, deve atrasar a alta.

Depois de sair do hospital, o candidato será submetido a outra cirurgia de grande porte para "reconstruir o trânsito intestinal e retirar a bolsa de colostomia".

A realização da operação já estava prevista para depois que o candidato tiver alta. Segundo médicos ouvidos pela reportagem, a cirurgia só deve acontecer daqui a dois meses. Nesse meio tempo, Bolsonaro seguirá com a bolsa externa ligada à barriga.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias