Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
23/06/2017 16:12:00
Câmara alinha parceria com IEL para criação de vagas de estágio em São Gabriel

Da assessoria/LD

Imprimir
Foto: Divulgação assessoria

Resultado de uma parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), a reunião ampliada, realizada nesta quinta-feira (22), na Câmara Municipal de São Gabriel do Oeste, apontou o início de uma mobilização do empresariado local para que criem vagas de estágio, oportunizando aos jovens estudantes do município o ingresso no mercado de trabalho. Durante o encontro, técnicos do instituto apresentaram inúmeras vantagens na contração de estudantes, o que despertou interesse dos empresários presentes.

Proposta pelo vereador Fernando Rocha, a reunião contou com a presença de jovens estudantes, empresários, moradores e autoridades locais, como o prefeito municipal, Jeferson Tomazoni, os vereadores Luizinho do Ferro Velho, Rogerio Rohr e a vereadora Rose Pires, que, no ato, representou o presidente da Casa de Leis, vereador Valdecir Malacarne. Em pauta, foram discutidos benefícios sociais e econômicos advindos da inserção de jovens no mercado de trabalho, especialmente através do estágio remunerado.

Para as empresas, segundo os técnicos, a vantagem se dá por inúmeros fatores, entre eles: inexistência de vínculo empregatício; isenção de pagamento de encargos trabalhistas; menor investimento na contratação de pessoal, menor custo administrativo e assessoria nos procedimentos burocráticos e financeiros. Concomitantemente, o jovem adquire renda e experiências que contribuem significativamente em sua formação profissional, podendo ainda, auxiliar com inovação e apresentação novas habilidades.

De acordo com a diretora de estágio, Rosangela Ramos, o Instituto fica responsável por todo assessoramento técnico, legal e administrativo da contratação, colaborando ainda com recrutamento, pré-seleção e encaminhamento dos estudantes, conforme perfil solicitado pelo empregador. O IEL também disponibiliza cursos de qualificação gratuitos aos estudantes e seguro de acidentes pessoais, aos contratados.

Entre os encaminhados dados na reunião, o Instituto se comprometeu em auxiliar na mobilização do empresariado local e na capacitação dos jovens interessados no estágio. Ao menos dois empresários sinalizaram que irão aderir aos contratos de estágio. A Câmara Municipal informou que continuará com ações que visem o desenvolvimento social e econômico da cidade, como a formação dos estudantes e acesso ao trabalho.

Reunião ampliada – A reunião complementa os trabalhos feitos pela Comissão Especial criada na Câmara Municipal, em março deste ano, que estudou as possibilidades de introdução de jovens no mercado de trabalho. Um dos objetivos da comissão foi encontrar mecanismos para auxiliar na formação de estudantes, dificultando assim, contato com criminalidade que vem crescendo na cidade.

Durante a pesquisa feita pelos vereadores integrantes da Comissão, o IEL se apresentou como parceiro para mobilizar o empresariado local a oportunizar vagas no município.

Mais informações sobre o contrato de estágio, podem ser adquiridas pelo telefone (67)3044-2102 ou através do site: www.ms.iel.org.br.

Foto: Divulgação assessoria
Foto: Divulgação assessoria
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias