Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Política
01/09/2017 07:38:00
Com apoio da Câmara, atletas do Sub-17 perdem em campo, mas vencem nos bastidores do futebol

Da assessoria/LD

Imprimir

Uma derrota no gramado, mas ao mesmo tempo uma vitória na arquibancada, na empolgação da torcida, na paixão pelo futebol, na área social. A equipe Sub-17 do Costa Rica Esporte Clube (CREC) não conseguiu superar o time da SERC de Chapadão do Sul-MS e acabou eliminada do Campeonato Estadual para atletas até 17 anos, após perder por 2 x 0, na tarde do último sábado (27/08). Mesmo diante do placar negativo a garotada do CREC, todos pratas da casa, levou a torcida a aplaudi-los de pé no final do jogo. E com razão!

Aliás, o público lotou de forma histórica o estádio Laerte Paes Coelho (Laertão), onde a partida foi disputada. Segundo os organizadores, mais de 1 mil pessoas acompanharam o jogo. Uma cena para ficar registrada na história, com muitas famílias presentes ao local, numa mistura de gente de todas as idades... Do bebê no colo da mãe - que se empolgou com aquele gostoso alvoroço -, até o torcedor mais experiente da terceira e melhor idade. E essa multiforme torcida empurrou o time do início ao fim, gritando, aplaudindo e incentivando os atletas. Momento único para guardar na memória!

Em campo, o time do CREC teve várias chances de abrir o placar ainda no primeiro tempo. Contudo, a expulsão do volante Daniel Ribeiro no começo do segundo tempo, após levar dois cartões amarelos, fragilizou o meio-campo da equipe e o sistema defensivo. A partir da expulsão, o time perdeu o passe de bola e não conseguiu fazer a ligação de jogadas com o ataque, insistindo em muitas bolas alçadas pelo alto diretamente da defesa para a área adversária – os tais chutões pra frente, a maioria interceptados pela zaga do rival.

O time de Chapadão do Sul aproveitou a vantagem numérica e abriu o placar em um contra-ataque, que começou após uma roubada de bola no meio-campo. A partir daí o fator emocional pesou e o CREC já não conseguiu chegar mais à área adversária com chances reais de gol, ameaçando a equipe da SERC apenas em alguns escanteios.

Resumo da história: Chapadão ampliou a vantagem para 2 x 0 no final do jogo, depois de uma troca de passes bem executada, que também começou no meio-campo... Mais uma vez, fez falta a presença do volante Daniel Ribeiro, que não fosse a expulsão poderia estar justamente naquela área do gramado para preencher o espaço e impedir o ataque da equipe adversária, que avançou pela brecha aberta no meio-campo do CREC – àquela altura com um jogador a menos.

Agora, deixando de olhar para a derrota no campo, é válido dizer que o CREC de alguma forma venceu o jogo. Isso porque a torcida lotou o estádio e empurrou o time até o último minuto da partida. Após o apito final, uma cena chamou a atenção: os torcedores ficaram de pé para aplaudir os meninos de Costa Rica, em um claro sinal de reconhecimento pelo esforço dos atletas. Como não chamar isso de vitória?

Essa foi a primeira competição disputada pela equipe Sub-17 de Costa Rica, que levou para o estadual da categoria 26 atletas do projeto “Jovem em Ação”. Vale registrar que a formação da categoria de base aconteceu em abril desse ano, com a criação do projeto, fruto de uma parceria entre o CREC, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores.

Uma das idealizadoras do “Jovem em Ação”, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB), usou a tribuna do plenário da Câmara na última segunda-feira (28), durante a 27ª sessão ordinária. E ela não poupou elogios ao time Sub-17 de Costa Rica.

“Os atletas fizeram bonito! Parabéns a eles, pois os nossos jovens são todos pratas da casa. Então, eu fico muito contente desta Casa ser parceira do projeto, onde a gente busca o desenvolvimento e a valorização desses jovens aqui do município. É um sonho que eles estão realizando, e que está apenas começando, afastando-os do tempo ocioso, da bebida, do narguilé e das drogas”, ressaltou a vereadora.

O vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), também usou a tribuna, na sessão da Câmara da última segunda-feira, para parabenizar os atletas. “Pra nós foi uma experiência muito grande em valorizar o que é nosso. As famílias (dos atletas) não precisam ficar decepcionadas, não. Nós iniciamos esse trabalho agora. Foi o início de uma nova etapa. Estamos tentando profissionalizar o nosso jovem sem precisar sair do município. Tenho certeza que muito dificilmente o estádio Laertão irá receber o número de pessoas tanto quanto tinha lá no domingo. O resultado foi o de menos. Claro que queríamos ganhar e partir para a segunda fase! Foi um jogão, foi bonito”, comemorou Biri.

Com o resultado contra a SERC, o time do CREC acabou eliminado na primeira fase do Estadual Sub-17, ao terminar em terceiro lugar no Grupo B, com três pontos (uma vitória e duas derrotas). Se classificaram nessa chave Chapadão do Sul (somou 7 pontos e 6 gols de saldo) e Camapuã (7 pontos, 3 gols de saldo). A equipe Nova Geração, de São Gabriel do Oeste, não venceu nenhuma partida na competição e foi desclassifica em último lugar do grupo.

Iniciado em abril de 2017, o projeto “Jovem em Ação” deu origem à formação das categorias de futebol de base do CREC, com o apoio financeiro da Prefeitura e do clube de futebol. Já a Câmara garantiu R$ 27 mil de investimento no projeto, recursos oriundos de emendas parlamentares impositivas dos nove vereadores da base (R$ 3 mil de cada um deles).

O projeto atende atualmente 35 esportistas, de 15 a 17 anos, que continuam treinando no Centro de Treinamentos (CT) Júlio Maia, no mesmo campo utilizado para os treinos do time principal do CREC - em temporada de competição. Segundo a vereadora Rosângela, a equipe também deve disputar ainda esse ano o Estadual Sub-15.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias