Terça-Feira, 23 de Abril de 2024
Política
11/06/2017 00:01:00
Com apoio de peso, Franciel tenta viabilizar curso de Direito para Coxim

Sheila Forato

Imprimir

“A luta não é fácil, mas tenho conseguido o apoio de muita gente”. A frase é do vereador Franciel Oliviera (PSB), que assumiu a batalha para viabilizar o curso de direito para Coxim, podendo atender a demanda de toda região norte de Mato Grosso do Sul.

Tanto que, na quinta-feira (08), uma comitiva de Coxim, puxada pelo parlamentar, se reuniu com os reitores da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Fábio Edir dos Santos, e UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Marcelo Augusto Santos Turine.

Segundo Franciel, as agendas foram viabilizadas com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB). Acompanhado do defensor Público, Cristiano Rochi Lobo, e do promotor de Justiça, Rodrigo Cintra, o vereador entregou uma carta proposta aos dois reitores.

O documento, em nome da câmara, portanto, assinado por todos vereadores, pede a viabilização do curso de direito para uma das duas universidades públicas, assim como outros cursos, como engenharia florestal, medicina e pedagogia. A proposta mostra a viabilidade da implantação, uma vez que o curso de direito não exige grande estrutura laboratorial.

Além dos parlamentares, assinaram o documento representantes da Justiça estadual e federal, assim como do Trabalho, Ministério Público estadual e federal, Defensoria, Corpo de Bombeiros, polícias Civil, Militar, Militar Ambiental, Procuradoria Estadual, Prefeitura e OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

Para Franciel, transformar Coxim num polo universitário é uma das possibilidades de alavancar a economia do município, que não pode atrair indústrias devido as restrições da legislação ambiental. “Pedimos vários cursos, mas estamos focados em direito, pois a possibilidade é maior”, salientou o vereador.

Ele afirma que juízes, promotores e defensores estão dispostos a darem aula, o que já é uma vantagem para a região. De acordo com Franciel, esses profissionais também se comprometeram em viabilizar estágios para os universitários, contribuindo para o laboratório prático dos mesmos.

“Saímos das reuniões animados, pois nossa proposta foi recebida com entusiasmo pelos reitores, que vão discutir essa possibilidade nas respectivas universidades”, adiantou. Conforme o parlamentar, uma cópia da carta proposta também será entregue ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Ao finalizar, o vereador enalteceu o empenho de Juscelino Rocha, que é procurador do Estado e presidente da OAB em Coxim, assim como de Mochi. Além de Franciel, também participaram das agendas os vereadores Careca da Iluminação, Lúcia da AAVC, Mecias Alves e Odes da Silva, assim como o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB).

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias