Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2024
Política
07/11/2023 14:29:00
Com títulos irregulares, 36 mil correm risco de não votar na eleição de 2024

CGN/LD

Imprimir

Mais de 36 mil eleitores em Mato Grosso do Sul correm o risco de não votar nas eleições municipais de 2024 se não regularizarem seus títulos eleitorais até o dia 8 de maio. A situação decorre do cancelamento das inscrições eleitorais após a não participação em revisões do eleitorado realizadas em 2019 e 2020. Essas revisões foram parte do Programa de Identificação Biométrica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No período mencionado, mais de 2.5 milhões de inscrições de eleitores em todo o Brasil foram canceladas devido à ausência nas convocações revisionais. Isso afetou cerca de 1.650 municípios de 15 estados da Federação.

Em Mato Grosso do Sul, a Justiça Eleitoral conduziu revisões em 28 municípios. Em 2019, 19 municípios passaram pelo processo, como Corumbá, Três Lagoas e Chapadão do Sul. Em 2020, sete municípios foram afetados, incluindo Bodoquena, Costa Rica e Douradina.

Já em 2019 e 2020, dois municípios, Dourados e Itaporã, também passaram pelo processo de revisão.

Pandemia - Devido à pandemia da Covid-19, o TSE suspendeu temporariamente os cancelamentos de inscrições eleitorais resultantes das revisões realizadas em 2019 e 2020, permitindo que esses eleitores votassem nas eleições municipais de 2020 e nas eleições gerais de 2022.

Entretanto, após esses pleitos, as inscrições eleitorais foram novamente consideradas canceladas.

Regularização -A Justiça Eleitoral convoca todos os eleitores afetados por essa situação a comparecerem ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento para reativar seus títulos eleitorais. A regularização pode ser feita por meio do sitedo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, por meio do link "Situação Eleitoral".

Além disso, os eleitores podem usar a câmera de seus celulares para ler o QR Code disponível, que os direcionará para a página de "Situação Eleitoral". Outra opção é comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento para obter assistência na regularização de seus títulos eleitorais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias