Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
28/03/2019 17:00:00
Comissão do Senado quer ouvir Ernesto Araújo sobre voto do Brasil a favor de Israel

G1/LD

Imprimir

A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira (28) um convite ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Pelo requerimento aprovado, Araújo terá de explicar a "mudança de posicionamento do Brasil no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas acerca de denúncias feitas contra o Estado de Israel".

Por se tratar de convite, e não de convocação, o chanceler brasileiro não é obrigado a comparecer a uma sessão da comissão.

Conforme noticiou o site do jornal "O Globo, na última sexta (22), o Brasil votou contra a condenação de Israel no Conselho de Direitos Humanos da ONU por repressão israelense a civis na fronteira da Faixa de Gaza.

"O Brasil rejeitou resolução que determinava o estabelecimento de justiça diante violações e crimes no território palestino, dentre os quais os cometidos pelo Estado de Israel no ano de 2018, em Gaza; posicionou-se contrário à resolução que apontava violações de direitos humanos na ocupação das colinas de Golã; e se absteve em relação à resolução que versava sobre os assentamentos israelenses em terras ocupadas", diz o requerimento aprovado pelo Senado.

No dia da votação, Ernesto Araújo comentou a votação em uma rede social. "Apoiar o tratamento discriminatório contra Israel na ONU era uma tradição da política externa brasileira dos últimos tempos. Estamos rompendo com essa tradição espúria e injusta, assim como estamos rompendo com a tradição do antiamericanismo, do terceiromundismo e tantas outras", disse Araújo na ocasião.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias