Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Política
09/12/2017 10:50:00
Concurso para PM e bombeiros deve ser publicado nos próximos dias com 650 vagas
Informação é do governador Reinaldo Azambuja

Midiamax/PCS

Imprimir

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou, na manhã desta sexta-feira (8), que deve ser publicado nos próximos dias o edital de concurso para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. A previsão é de 650 vagas, sendo 400 para policiais militares e 250 para bombeiros.

A informação foi divulgada durante a entrega de 71 viaturas para as forças policiais do Estado e o lançamento da Operação Boas Festas, que vai reforçar o policiamento das ruas da Capital durante o período de festas. Segundo Azambuja, o edital deve sair ainda neste ano “para no próximo ano já tenham as provas e que possa fortalecer o efetivo policial de MS”.

O último concurso da Polícia Militar foi aberto em 2013 e a corporação acumula deficit de pessoal. O MPE (Ministério Público Estadual) já abriu um inquérito civil contra o governo de Mato Grosso do Sul para apurar a situação.

São aproximadamente 5,4 mil policias ativos, divididos entre aqueles que trabalham no setor administrativo e os que ficam nos quarteis, mas conforme Lei Complementar n.º 203, de 05 de outubro de 2015, o efetivo previsto para a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul para o ano de 2017 é de 9.458 integrantes, portanto, um défict de 42%.

Ainda conforme o governador, foi montado um cronograma para que a PM tenha concurso pelos próximos dez anos e consiga por fim ao deficit.

O último certame para as forças de segurança do Estado ainda está andamento. Considerado o maior concurso da história do Estado, 9,7 mil candidatos de todo o país se inscreveram para ocupar os cargos de escrivão, investigador e delegado de Polícia Civil.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias