Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
13/03/2017 09:30:00
Cúpula do Congresso discute mudanças no sistema eleitoral

G1/LD

Imprimir

As principais lideranças do Senado e da Câmara se reuniram neste domingo (12) na residência oficial de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e discutiram, entre outros assuntos, mudanças no sistema eleitoral.

No encontro, Rodrigo Maia defendeu aos presentes o voto em lista fechada como saída - e disse ver o "ambiente crescendo" na Câmara para retomar o assunto. A proposta já foi derrotada em 2015.

Estavam no encontro o presidente do Senado, Eunicio Oliveira (PMDB-CE), os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), José Agripino (DEM-RN) e Aécio Neves (PSDB-MG). Da Câmara, estava o líder do governo Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

O ministro Moreira Franco (Secretaria de Governo), o ministro do STF Gilmar Mendes e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA) também passaram pela residência oficial.

A avaliação dos parlamentares é que, sem recursos de empresas, o financiamento das eleições de 2018 será uma incógnita.

Os políticos não sabem como (nem se) sobreviverão politicamente após o detalhamento nas delações da Odebrecht de como eram feitos os financiamentos de campanha.

Os parlamentares já tiveram uma prévia com os depoimentos da Odebrecht na ação do Tribunal Superior Eleitoral. A revelação de caixa dois nas campanhas e agora o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que caixa um pode ser propina aceleraram as discussões nos bastidores por saídas políticas para a crise.

Uma das ideias é ressuscitar o debate sobre o voto em lista fechada - quando o eleitor vota na lista do partido, e não mais no candidato.

Outra proposta ainda em discussão é a aprovação de uma blindagem do caixa um e uma anistia ao caixa dois.

Hoje, deputados da comissão da reforma política vão conversar com o ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral, sobre propostas para a reforma política.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias