Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Política
30/06/2018 19:00:00
Enelto quer endividar Sonora para próximos prefeitos pagarem
Apesar da responsabilidade de aprovar ou não o endividamento de Sonora ser dos vereadores, cabe a cada morador pedir para que os parlamentares não compactuem com essa situação.

Luma Danielle Centurion

Imprimir
Foto: PC de Souza/Arquivo

Diante da falta de capacidade administrativa para conseguir recursos, aliada a um possível isolamento político, o prefeito Enelto Ramos da Silva (MDB) pretende recorrer a um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal para fazer drenagem e asfalto em algumas ruas em Sonora.

É como se você, pai de família, não tivesse mais capacidade para investir no sustento da sua família e tivesse de recorrer a um empréstimo no banco. A sensação inicial é de que você resolveu seus problemas, mas, no mês seguinte, percebe que seus problemas aumentaram.

Para piorar a situação, no caso da prefeitura quem vai pagar são os próximos prefeitos. O Edição MS teve acesso a informações preocupantes. Enelto está pleiteando empréstimo de R$ 5 milhões, com juros de quase 6% ao ano e carência de dois anos. Ou seja, quem vai pagar a conta são os próximos cinco administradores.

Segundo um vereador ouvido por nossa reportagem, esse montante acrescido de juros, terá de ser pago em 20 anos a partir da carência. Caso o projeto seja aprovado, o atual prefeito deve pagar apenas as seis primeiras parcelas, comprometendo as cinco próximas administrações.

Informações de bastidores dão conta que os vereadores estão sendo pressionados para votar pela aprovação do projeto. Reuniões sucessivas estão acontecendo, integrantes da administração estão ameaçando jogar a população contra os parlamentares que não votarem a favor do projeto.

A preocupação da equipe de Enelto é que para o projeto ser aprovado é necessário maioria absoluta. Isso significa que oito dos 11 vereadores tem de votar pela aprovação. Entretanto, o prefeito pode contar apenas com seis votos, que são dos parlamentares que integram sua base na câmara. É preciso levar em consideração, ainda, que o presidente só vota em caso de empate, derrubando a quantidade de votos para cinco.

Apesar da responsabilidade de aprovar ou não o endividamento de Sonora ser dos vereadores, cabe a cada morador pedir para que os parlamentares não compactuem com essa situação. O papel do eleitor vai muito além de depositar o voto na urna. É obrigação de cada um de nós fiscalizar a atuação do prefeito, vice e vereadores. Com base nessa responsabilidade é que você deve procurar o seu vereador e pedir que ele não vote a favor do endividamento de Sonora disfarçado de benefícios para o povo.

Editada para correção

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias