Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
Política
13/07/2018 16:09:00
Flávio Rocha desiste de candidatura pelo PRB: 'Jogamos a toalha'

O Globo/LD

Imprimir

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) anunciou, na tarde desta sexta-feira, a retirada da candidatura à Presidência da República do empresário Flávio Rocha, dono da rede de lojas de varejo Riachuelo.

— Jogamos a toalha, fizemos a nossa parte, lutamos o combate, e estamos orgulhosos do que fizemos. Mas chega uma hora que a luta fica quixotesca. Liberamos o partido para tomar seus rumos — disse Rocha ao GLOBO.

Segundo a nota assinada pela direção do partido, agora o PRB e Flávio Rocha vão abrir "espaço para o diálogo" com o campo de centro. Conforme adiantou o GLOBO, o partido, que faz parte do bloco do "centrão", busca uma candidatura de centro-direita e está preocupado com a ascensão dos pré-candidatos Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PSL). A predileção da legenda é pela candidatura do tucano Geraldo Alckmin.

"Há um entendimento claro de que o País não pode flertar com os extremos e, por isso, mais do que nunca durante todo o processo, é fundamental que as forças de centro se unam num único projeto", diz a nota.

Fora da disputa eleitoral, Rocha diz que retomará o trabalho à frente da Riachuelo, onde presidirá o conselho de administração, e, em paralelo, retomará as atividades de sua plataforma política, o Brasil 200, que defende um Estado liberal na economia e conservador nos costumes.

Horas após anunciar a desistência de sua pré-candidatura, ele disse que não se arrepende de nada, que não será vice de ninguém, pois nenhum candidato é capaz de "reconciliar o país" e não indicou quem poderá apoiar a partir de agora:

— Estou em dia com a minha consciência, acho que não me arrependo nem um minuto. Não conseguiria conviver com a sensação de que poderia ter feito algo e não fiz — acrescenta.

Sua atuação política será por meio da retomada das atividades do Brasil 200, que terá uma sede na capital paulista em formato de uma think thank.

— A luta continua, mas em outro formato — diz o empresário.

ENCONTRO EM SÃO PAULO

Lideranças do PRB devem participar de um almoço neste sábado com representantes do bloco de partidos do centrão que tentam chegar a um consenso para apoiar um único pré-candidato ao Planalto. No encontro, são esperados Rodrigo Maia (DEM), Paulinho da Força (SD), Ciro Nogueira (PP) e Marcos Pereira (PRB).

Em janeiro deste ano, o empresário havia lançado uma plataforma política, o Movimento Brasil 200, que defendia um Estado liberal na economia e tradicional nos costumes. Chancelado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), Rocha passou os três primeiros meses do ano ensaiando uma pré-candidatura, em viagens pelo país. O projeto tomou corpo após sua filiação ao PRB, em 27 de março.

Sem decolar nas pesquisas de intenção de voto, no entanto, Rocha estacionou em 1%, e viu seu projeto eleitoral tornar-se inviável. Isso motivou a decisão conjunta com Marcos Pereira, presidente da legenda, de abandonar a pré-candidatura para facilitar um consenso entre o PRB e outras legendas de centro-direita em torno de um nome mais competitivo.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias