Sábado, 20 de Abril de 2024
Política
19/04/2018 08:32:00
Lula recebe visitas na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba

G1/LD

Imprimir

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu visitas na manhã desta quinta-feira (19) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, onde está preso desde 7 de abril.

Por questões de segurança, segundo a PF, as visitas a Lula foram transferidas para quinta-feira – tanto nesta semana, como na semana passada. Os outros presos da Polícia Federal recebem visitas às quartas-feiras.

Na última quinta-feira (12), familiares do petista estiveram na PF para visitá-lo. Os filhos Luís Cláudio da Silva, Fábio Luís da Silva e Lurian Cordeiro da Silva e um neto compareceram ao local acompanhados do advogado Cristiano Zanin Martins.

Comissão de Direitos Humanos

Onze senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado foram à PF, na terça (17), para verificar as condições da prisão do ex-presidente.

A juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal de Curitiba, autorizou a visita da CDH. Em despacho, a juíza disse que autorizou a visita mesmo sem que tenha sido comunicada a respeito de violação a direitos de pessoas custodiadas no local.

Carolina Moura Lebbos negou, na quarta-feira (18), pedido do Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel para fazer uma inspeção na sala especial, onde Lula está preso.

Pérez apresentou dois pedidos à Justiça, o primeiro solicita uma visita, como amigo de Lula e presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Serviço de Justiça e Paz (Serpaj); e o segundo como uma "comunicação de inspeção" das condições da prisão. Apenas o segundo foi analisado pela juíza. Lula preso

Lula está cumprindo a pena de 12 anos e 1 mês de prisão, relacionada à Operação Lava Jato, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Por ordem do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na 1ª instância, o ex-presidente está preso em uma sala especial de 15 metros quadrados.

O espaço fica no 4º andar do prédio da PF e tem cama, mesa e um banheiro de uso pessoal. Também foi autorizada a instalação de um TV no local.

A sala reservada é um direito previsto em lei.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias