Sheila Forato
ImprimirO vereador Maurício Helpis (PSDB) derrotou o grupo da base do prefeito Edilson Magro (PP), que tinha como candidato Johnny Guerra Gai (PP), e se elegeu presidente da Câmara de Coxim para o biênio 2027/2028 em eleição acirrada na noite desta segunda-feira (20). Ele terá como vice-presidente a vereadora Lúcia da AAVC (PP), primeira-secretária Adriana Nabhan (MDB) e segunda-secretária Simone Gomes (Republicanos).
O voto decisivo para a eleição foi do vereador Marquinhos Vaz (Republicanos), que também era considerado da base do prefeito. Suplente, ele ganhou uma cadeira no legislativo depois que Edilson nomeou Ademir Peteca (Republicanos) como secretário de Assistência Social. Durante as negociações, a base chegou a cogitar a exoneração de Peteca para que ele pudesse votar junto com a base, o que não aconteceu, pois, Marquinhos garantia o voto em Johnny, inclusive chegou a assinar um documento.
Além do próprio voto e dos citados, Maurício Helpis teve ainda o apoio de Jefferson Aislan (Republicanos) e Lourdes da Silva (Podemos), totalizando sete votos, contra seis obtidos por Johnny Guerra Gai. O candidato governista foi apoiado por Abilio Vaneli (PT), Armindo Batista (PT), Marcinho Souza (União), Luiz Eduardo dos Santos (PP) e Wiliam Meira (PSDB).
A derrota pode custar caro a administração de Edilson Magro. A eleição desta noite mostra que ele não tem mais a maioria dos vereadores na Câmara de Coxim, deixando seu governo fragilizado. Vale lembrar que os 13 vereadores pertenciam a base aliada de Edilson, reeleito no ano passado. Em menos de um ano aconteceu a divisão, demonstrando insatisfação de parte dos parlamentares e erro de cálculo político por parte de sua gestão.
A nova Mesa Diretora assume apenas em janeiro de 2027, porém, tem antecipado nos discursos o descontentamento com a administração municipal. Pouco tempo depois de ser eleito, Maurício Helpis fez questão de enfatizar que Edilson faz pouco caso dos vereadores que o elegeram presidente da Câmara de Coxim. Ele cobra mais atenção às demandas desses parlamentares. “A partir de agora, prefeito, o senhor vai nos atender. Pode ter certeza disso”, enfatizou o presidente eleito.