Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Política
24/01/2019 13:57:00
'Militares são patriotas e gostam de liderar pelo exemplo' diz Guedes sobre reforma

O Globo/LD

Imprimir

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira, em Davos, na Suíça, que "os militares são patriotas, eles gostam dessa ideia de liderar por exemplo". Guedes foi perguntado sobre as declarações do ministro Augusto Heleno, do gabinete de Segurança Internacional, que afirmara mais cedo ao jornal "Estado de S.Paulo" que já tinha sido "acertado há muito tempo" que os militares só entrariam numa segunda etapa da reforma da Previdência.

Na quarta-feira, em entrevista à agência de notícias Bloomberg, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que os militares estarão numa "segunda parte" da reforma . A intenção da equipe econômica era incluir desde já as Forças Armadas na mudança de regras de aposentadoria. Guedes e Heleno integram a comitiva de Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Após a declaração de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, afirmou que a intenção do segmento militar é defender que a categoria só entre na reforma da Previdência em um segundo momento , posterior à aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trataria da Previdência de civis.

— Essa é a ideia do ministro da Defesa e do segmento militar — afirmou Mourão ao ser perguntado por jornalistas na saída do seu gabinete no Palácio do Planalto.

Guedes explicou que a entrada dos militares na reforma não está ocorrendo agora por "uma questão técnica".

— Há um problema técn ico. A PEC é para quem está previsto pela Constituição. (Para) os militares, tem que ser um ato ordinário. Mas, se for simultâneo, fica estranho — explicou o ministro da Economia.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias