Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Política
06/06/2019 08:35:00
Supremo deve decidir nesta quinta-feira se servidor pode ter redução de salário e de carga horária

O Globo/LD

Imprimir

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve votar, nesta quinta-feira, a constitucionalidade de pelo menos 30 artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre os trechos que foram questionados, está o artigo 23 da lei, que permite a redução da carga horária e dos salários de servidores, caso os estados ultrapassem o limite de gastos permitido com a folha de pagamento.

A norma está suspensa por liminar. O atual relator desse processo é o ministro Alexandre de Morais.

Na última sessão realizada sobre o tema, em fevereiro, a Advocacia Geral da União (AGU) foi favorável à redução dos vencimentos dos servidores. A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu a LRF, mas pediu a inconstitucionalidade do corte nos salários.

A Lei de Responsabilidade Fiscal diz que, caso o limite de despesa com pessoal esteja acima do teto estabelecido pela legislação, os governadores e prefeitos podem reduzir a carga horária dos servidores e fazer um corte proporcional nos salários pagos a esses funcionários públicos.

STF decide também sobre privatizações

Também nesta quinta-feira, o STF deve dar prosseguimento ao julgamento dos processos que definirão o andamento do programa de privatizações do governo.

Está em jogo uma liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski que condiciona a privatização de estatais ao aval do Congresso Nacional e a um processo de licitação. A tendência que é a Corte derrube parte da liminar, retirando a necessidade de lei específica, mas deixando a exigência da licitação.

A sessão teve início na quarta-feira e deve ser concluída nesta quinta-feira. A decisão pode afetar vendas de US$ 32 bilhões em subsidiárias da Petrobras .

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias