Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024
Política
27/07/2024 06:00:00
Tarsis é cortado, não se cala por cargo e promete luta para continuar na disputa em Coxim
Imbróglio mostrou, mais uma vez, como são feitas as negociações em prol de um projeto eleitoral

Sheila Forato

Imprimir

Tarsis Silva poderia ser só mais um entre os mais de cinco milhões de Silvas do Brasil. Preto e de origem humilde, o jovem do Senhor Divino, sem muitas oportunidades, enxergou o esporte como instrumento de integração entre comunidades e combate às desigualdades sociais. Era com essa bandeira que Tarsis pretendia disputar uma vaga na Câmara de Coxim, mas, na noite desta sexta-feira (26), ele viu esse sonho ser enterrado, durante convenção do Republicanos.

Foto: PC de Souza

Conforme adiantamos, o partido errou na interpretação da resolução 23.609/2019 que define as cotas de gênero e aos 45 minutos do segundo tempo teve de cortar um pré-candidato. A escolha da direção do Republicanos em Coxim foi sacrificar o jovem morador de um dos bairros mais populosos de Coxim.

Para justificar a escolha do nome de Tarsis, o presidente do Republicanos em Coxim, André Márcio Ferreira de Souza, alegou que o jovem, dentre as três opções que estavam na berlinda, era o que tinha menos viabilidade eleitoral e que estaria menos preparado para disputar as eleições. Ao contrário do que foi dito, Tarsis levou para a convenção um grande grupo de manifestantes indignados com a situação.

Tarsis não escondeu a emoção (Foto: PC de Souza)

Emocionado, Tarsis falou para dezenas de pessoas durante a convenção. Segundo o jovem, não é de hoje que cogitam tirar seu time de campo, justamente porque ele entra na base eleitoral de pelo menos dois vereadores. “O senhor matou o meu sonho, mas eu vou voltar fortalecido”, finalizou sob aplausos, apontando para o presidente do Republicanos.

Assim que Tarsis deixou a convenção, advogados com experiência em matéria eleitoral fizeram contato com o jovem, ofertando ajuda para que ele pudesse buscar na Justiça a garantia de disputar a eleição. Desde então, providências estão sendo tomadas nesse sentido. Ao receber a solidariedade de amigos e simpatizantes nas redes sociais, Tarsis escreveu: “A luta continua”. Já em seu status, no WhatsApp, ele postou um versículo de Coríntios: “Estejam alertas, fiquem firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes”.

Negociações

Esse imbróglio mostrou, mais uma vez, como são feitas as negociações em prol de um projeto eleitoral. Para tentar evitar essa fadiga com Tarsis, o Republicanos ofereceu o cargo de gerente de Turismo de Coxim, porém, ele recusou. A contratação seria imediata, com chance de permanecer no cargo caso o prefeito Edilson Magro (PP) seja reeleito. É que na busca por apoio, a Prefeitura foi fatiada, ao Republicanos foi dada, novamente, a secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que tem como uma de suas gerências o Turismo.

Nos bastidores da convenção, a informação é de que um outro pré-candidato estaria disposto a aceitar o cargo. Para tanto, ele abriria mão da disputa por uma cadeira na Câmara Municipal, deixando a vaga para Tarsis. Além do cargo, o então pré-candidato também exigia 80% de dedicação plena, para quase dobrar seu salário. Entretanto, as negociações não avançaram nesse sentido, talvez, porque o objetivo era tirar o jovem da disputa.

Participação

O Republicanos participa ativamente no governo Edilson Magro. O presidente da sigla em Coxim também é o responsável pelo Instituto Inovando, que já firmou vários termos de fomentos com o município. Inclusive, no ano passado, o instituto foi alvo de denúncias na Câmara de Coxim. Os vereadores focaram em termos de fomentos no valor de R$ 650 mil entre a Prefeitura e o Inovando para execução obras públicas.

André Marcio chegou a ser sabatinado por horas na Casa de Leis e o resultado da investigação foi encaminhado pelos parlamentares ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). O procedimento segue em segredo de Justiça. Na manhã deste sábado (27), tentamos acessar as prestações de contas desses termos de fomentos, mas, o site do instituto estava fora do ar.

Convenção

O Republicanos confirmou apoio à reeleição de Edilson Magro, que tem o tucano Flávio Dias como vice, novamente. Ambos participaram da convenção. A sigla lançou 14 nomes para vereador, sendo nove homens e cinco mulheres. Atualmente, o Republicanos tem cinco vereadores. Era apenas um, Zanon Lamunier, mas, com a janela partidária, quatro migraram para lá.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro e o presidente do Republicanos, André Márcio (Foto: PC de Souza)
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias