Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Política
14/12/2016 09:09:00
Vítimas de acidentes com plano de saúde não serão mais atendidas por SAMU
Atendimentos deverão ser feitos por hospitais públicos, em todo Mato Grosso do Sul

Midiamax/PCS

Imprimir
Foto: Arquivo PC de Souza/EMS

Vítimas de acidentes e ocorrências que forem atendidas pelo Corpo de Bombeiros deverão ser conduzidas diretamente a hospitais privados quando tiverem planos de saúde, e não mais à rede pública, em todo o território de Mato Grosso do Sul.

É o que determina uma lei sancionada nesta quarta-feira (14) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), de autoria do deputado Maurício Picarelli (PSDB). O objetivo da medida é minimizar a superlotação das emergências nos hospitais da rede pública.

A condução para os hospitais particulares conveniados aos planos de saúde das vítimas dependerá, entretanto, da capacidade do local de prestar os atendimentos de primeiro socorro necessários.

Caso o atendimento não possa ser prestado nos hospitais privados conveniados, a vítima deverá ser transferida para a rede pública com capacidade para prestar o atendimento adequado.

Assim que os leitos na rede privada forem liberadas para a vítima, o mesmo deverá ser transferido para o hospital conveniado.

A condução das vítimas também não deverá ser feita pelos serviços públicos de transporte, como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e sim pelos veículos de emergência dos hospitais privados cobertos pelo seus planos de saúde.

O SAMU só deverá atender vítimas com plano de saúde privada caso os hospitais conveniados não possam prestar o atendimento no momento da urgência. A lei completa foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias