Sábado, 20 de Abril de 2024
Sonora
20/10/2015 09:47:00
Prefeitura abre amanhã inscrições para doações de terrenos em Sonora

Da assessoria/SF

Imprimir

A prefeitura de Sonora, por meio da gerência de Assistência Social, abre inscrições para doações de lotes do Novo Tempo I. Os interessados devem procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) a partir desta quarta-feira (21), das 7 as 11 horas e das 13 as 17 horas.

Segundo o prefeito Yuri Valeis (PSDB), as inscrições serão aceitas durante 30 dias. Ele lembra que não é preciso tumultuar a primeira semana, tão pouco deixar tudo para a última. “O dia em que fez a inscrição, dentro desse prazo, não vai influenciar na seleção”, explicou o prefeito.

O primeiro passo é fazer o CadÚnico - Cadastro Único Para Programas Sociais. Informações para o cadastro também serão repassadas no CRAS. A gerente Calinca Lazzarotto explica que um dos critérios para se enquadrar no perfil é residir em Sonora há pelo menos quatro anos. O interessado também não pode possuir renda superior a R$ 2,5 mil.

De acordo com a gerente, estão excluídos do cálculo da renda familiar mensal os rendimentos recebidos dos programas sociais, como Agente Jovem, Bolsa Família, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), Pró-Jovem (Programa Nacional de Inclusão do Jovem) e Vale Renda.

O loteamento Novo Tempo I é composto por 180 terrenos, com infraestrutura básica, ou seja, redes de água, energia, abertura de ruas, nivelamento de terrenos, além de escritura individual. “É a primeira vez na história de Sonora que um loteamento será entregue com toda estrutura necessária”, lembrou o prefeito.

Yuri pediu que os interessados busquem informações corretas, no CRAS, com pessoas preparadas para orientá-los. “Não deem ouvidos para conversas infundadas, pois estamos trabalhando para que os lotes cheguem a quem realmente necessita. Então, providencie os documentos necessários e faça sua inscrição”, sugeriu o prefeito.

Conforme Yuri, quando acabar o prazo de inscrições, que vai até 20 de novembro de 2015, uma equipe composta por assistentes sociais vai analisar caso a caso, formulando uma lista de quem se enquadra no perfil proposto pelo edital. Somente depois desse trabalho os contemplados serão anunciados.

Outros critérios

O edital divulgado durante 15 dias explica que 10% dos lotes serão destinados a pessoas idosas e 5% a pessoas com deficiência ou a família de que façam parte pessoas com deficiência. Já os grupos foram divididos em três, sendo o I de candidatos que atendam de quatro a seis critérios, o II que atendam de dois a três critérios e o III que atendam no mínimo um critério.

Critérios nacionais

Famílias que residem em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas.

Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar.

Famílias que façam parte pessoas com deficiência.

Critérios estaduais

Famílias com três ou mais dependentes.

Famílias com renda familiar de até um salário mínimo.

Famílias com pessoas que tenham doença crônica e incapacitante permanente, conforme classificação internacional de doenças (CID) do laudo médico.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias