Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Tecnologia
21/02/2018 11:48:00
Apple libera updates contra bug que trava iPhones, iPads e Macs
Falha permitia travar aparelhos da empresa com o envio de caractere específico para apps como Mensagens, Facebook Messenger e WhatsApp.

IDGNow/PCS

Imprimir
Foto: PC de Souza

Os trolls da Internet se divertiram bastante ao fazer com que os aparelhos da Apple “congelassem” na última semana ao se aproveitarem de um bug envolvendo um caractere específico do alfabeto telugu, da Índia. Felizmente essa festa agora acabou, já que a Apple cumpriu sua promessa e liberou atualizações de segurança para resolver o problema.

A empresa de Cupertino liberou nesta terça-feira, 20/2, um conjunto de updates que corrigem o bug em iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e Apple TVs. Por isso, é muito importante que atualizem seus aparelhos agora. Como o bug em questão tem mais chances de aparecer no iPhone e no iPad, baixe o iOS 11.2.6 antes das outras atualizações.

Nos últimos meses, a Apple teve de lidar com alguns problemas que chamaram a atenção do mercado, mas esse mais recente era especialmente ruim - e obscuro. Tudo que uma pessoa precisava fazer era enviar uma mensagem com um caractere específico para um aplicativo como Mensagens (iMessages), Facebook Messenger ou WhatsApp, e então o aplicativo “congelava” enquanto o software da Apple se debatia tentando interpretar o caractere em questão.

No caso do Mensagens, da própria Apple, a única maneira para se livrar do bug era pedir para um amigo enviar uma nova mensagem (o que então te permitiria ver a sua lista de mensagens e apagar o texto problemático.) Como o Mashable revelou, se você por acaso visualizasse o caractere no app do Twitter, então não havia o que fazer a não ser ir até uma máquina que não fosse da Apple e bloquear todos os casos do caractere na sua conta.

Essa não é a primeira vez que a Apple teve de lidar com um bug do tipo “texto bomba”. No mês passado, um desenvolvedor chamado Abraham Masri conseguiu um efeito parecido com uma linha de script publicada no repositório GitHub (que depois foi apagada por ele). Em 2015, um conjunto de caracteres árabes também ganhou notoriedade similar por “travar” iPhones pelo mundo. Mas raramente um bug do tipo afetou tantos aparelhos da Apple.

A notícia sobre a nova correção chega pouco após uma reportagem da Bloomberg que apontava como o chefe de software da Apple, Craig Federighi, planejava focar em menos upgrades de software “grandes” em favor de um maior compromisso com a estabilidade do iOS.

O iOS 11.2.6 corrige o problema nos iPhones e iPads. Em outros aparelhos da Apple, certifique-se de baixar o macOS 10.13.3, o watchOS 4.2.3 e o tvOS 11.2.6.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias