Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017
Tecnologia
12/11/2017 10:54:00
Este site mostra se alguém pode descobrir suas senhas
Site analisa 224 vazamentos de sites estrangeiros e 85 vazamentos de sites brasileiros para ver se a sua senha está segura

Exame/PCS

Imprimir

Um novo site brasileiro ajuda você a descobrir se alguma senha que você usa na internet vazou. O MinhaSenha.com foi criado pela Axur, empresa de monitoramento e riscos digitais.

O processo é bastante simples. Basta entrar no site e escrever seu e-mail. O serviço faz uma busca entre bancos de e-mails e senhas vazados em ocasiões anteriores para informar se você está vulnerável ou não.

Em caso afirmativo, o usuário ainda recebe uma mensagem por e-mail mostrando parte da senha que vazou—por questões de segurança, parte da senha vem com asteriscos.

A mensagem sugere a mudança das senhas. “Recomendamos que você altere IMEDIATAMENTE a senha de todos os sistemas (lojas, e-mails, aplicativos, etc) onde essa mesma senha é utilizada!”

O site ainda dá dicas de como aumentar a segurança durante a navegação na internet. Dicas como evitar usar a mesma senha em sites diferentes ou desconfiar de sites desconhecidos estão entre elas.

O MinhaSenha.com afirma que a análise envolve 224 sites estrangeiros e 85 sites brasileiros que passaram por episódios de vazamento de senhas.

Uma alternativa estrangeira que faz um trabalho parecido é o “Have I been pwned?”. Ambos funcionam de forma similar. O MinhaSenha.com, porém, tem características interessantes, como o envio de parte da senha que vazou. A análise de sites brasileiros também é importante para usuários locais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias