Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Tecnologia
24/01/2017 18:11:00
Google começa a testar tecnologia que roda apps Android sem instalação
Chamada de Instant Apps, funcionalidade permite que usuário navegue por trechos de apps sem precisar baixar e instalá-los no smartphone.

IDNow/PCS

Imprimir

Na sua conferência de desenvolvedores I/O em 2016, o Google demonstrou um pouco de uma nova iniciativa interessante que permite aos usuários interagirem com pedaços de um aplicativo sem precisar baixá-lo. Chamada de Android Instant Apps, a tecnologia foi criada para facilitar o processo de instalação de aplicativos, e agora o Google está finalmente pronto para testá-la.

Apesar de disponível em um modo de “teste limitado” com apenas quatro desenvolvedores - BuzzFeed, Wish, Periscope e Viki - a Instant Apps pode mudar dramaticamente a maneira como nós interagimos com os apps dos nossos smartphones.

Por exemplo, pelo sistema atual, se alguém te manda um link para um item à venda no app do Wish e você não possui o aplicativo instalado no seu aparelho, então você será redirecionado para a loja Play Store, onde teria de baixar e instalar o app, encontrá-lo no seu dispositivo, abri-lo e buscar pelo item. Com o Instant Apps, clicar no link recebido irá automaticamente abrir aquela página do app, esteja ele instalado ou não no seu aparelho. A partir daí, você comprar o item ou salvar o link na sua página inicial, tudo sem precisar passar por todo o processo de download.

É claro que, se você quiser, pode baixar o app completo, mas o processo todo é feito para remover a fricção do que deveriam ser apenas interações rápidas. É meio como abrir web apps ou Chrome Custom Tabs, mas com muito mais poder por trás disso.

Como o Google explica, a experiência não é minimizada ou perdida de nenhuma maneira. Em vez disso, o usuário estará usando o app completo, apenas direcionado para aquele trecho específico que pediu. “Para desenvolver um app instantâneo, você precisará atualizar o seu app Android existente para aproveitar a funcionalidade Instant Apps e então modularizar seu app para que parte dele possa ser baixada e rodar ‘no ar’. Você usará as mesmas APIs Android e o mesmo projeto no Android Studio.”

O Google promete que o SDK completo para o Instant Apps estará disponível nos “próximos meses”.

O Instant Apps funcionará com versões Android datando até o Jelly Bean, mas ainda não está clara a amplitude do teste da funcionalidade ou como o Google solicitará o feedback dos usuários. Em testes feitos pela PC World dos EUA com um link do Wish, ele enviou o usuário para baixar o aplicativo completo na Play Store.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias