G1/PCS
ImprimirO Google, empresa da Alphabet, afirmou que desabilitou a "maioria" das palavras-chave ofensivas que poderiam ser usadas por publicitários para atingir pessoas que pesquisam tópicos racistas e antissemitas.
Maior plataforma de publicidade do mundo, o Google permitiu que anunciantes mirassem buscas como "porque os judeus arruínam tudo" e sugeriu que exibissem as propagandas ao lado de pesquisas como "o malvado judeu" e "controle judeu dos bancos". A ação foi descoberta pelo BuzzFeed.
Os anúncios ficavam visíveis quando essas palavras-chave eram pesquisadas e a plataforma de compras de anúncios do Google rastreava as exibições.
O Google desabilitou todas as palavras reveladas na campanha do BuzzFeed, exceto uma que corresponde exatamente a "negros destroem tudo", segundo o relatório.
**"Já desativamos essas sugestões e os anúncios relacionados, e trabalharemos mais para impedir que isso aconteça novamente", disse por email Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de anúncios do Google.**