Domingo, 9 de Dezembro de 2018
Tecnologia
03/07/2018 06:50:00
Google lança rival do WhatsApp para PC; conheça
Apesar de parecidos, mensageiros têm diferenças que podem te deixar na dúvida de qual escolher

TechTudo/PCS

Imprimir

Uma nova plataforma do Google permite receber e enviar mensagens SMS pelo computador. O Android Mensagens para Web está chamando a atenção por ter layout e funções semelhantes às do WhatsApp. Mas, afinal, qual deles é o melhor? Confira as diferenças listadas pelo TechTudo e eleja o seu mensageiro favorito:

Custos: enquanto o WhatsApp Web tem o custo apenas dos dados consumidos de uma rede móvel ou wi-fi para enviar e receber mensagens, o Android Mensagens para Web também consome o pacote de SMS do seu plano. Se não tiver um plano de telefonia que inclua esse serviço, o usuário paga por cada texto/arquivo enviado o mesmo custo do SMS. Como explica o site, a ferramenta do Google usa a conexão de internet, mas envia a mensagem por meio de tecnologia RCS, disponível no Brasil para clientes das operadoras Claro, Oi e Vivo.

Status: O recurso parecido com o Instagram Stories e Facebook Stories permite aos usuários do WhatsApp acessaram vídeos curtos, fotos e mensagens de texto criados por seus contatos, que ficam disponíveis por 24 horas. A ferramenta do Google não tem esse recurso.

Envio de arquivos: os dois mensageiros permitem enviar arquivos, mas o WhatsApp Web disponibiliza a possibilidade de envio de uma maior variedade de formatos, como doc, .txt, .xls, entre outros, fotos e vídeos do dispositivo ou feitas com a câmera do computador, contatos e áudios, que não está disponível na ferramenta do Google.

Adesivos: usuários das duas plataformas podem usar emojis ou GIFs animados em suas mensagens, mas só no Android Mensagem para Web há adesivos. São 160 stickers temáticos animados, que são recebidos pelos contatos na forma de MMS.

Grupos: os dois mensageiros permitem criar grupos de bate-papo, mas na versão Web do WhatsApp todos os membros do grupo podem mandar, receber e visualizar as respostas. Já na ferramenta do Google, o recurso serve para que uma mesma mensagem seja enviada para várias pessoas, mas os participantes do grupo não interagem entre si, pois as respostas chegam apenas para quem enviou a mensagem.

O WhatsApp também possui uma funcionalidade que permite enviar um mesmo conteúdo a contatos diferentes e receber respostas individuais, mas o recurso só roda no app.

Ignorar mensagens: na versão web do Android é mais fácil ignorar mensagens indesejadas: basta tocar no sino que fica na parte superior da janela de bate-papo. O WhatsApp Web também tem o recurso, mas fica escondido dentro do ícone de três pontinhos.

Qualquer pessoa com Android pode receber mensagens: como o app já vem instalado nos smartphones, todos que possuem Android 6.0 e versões posteriores conseguem receber as mensagens, ao contrário do WhatsApp, que só envia conteúdos a quem tem o aplicativo instalado no celular.

Criptografia: o WhatsApp garante criptografia ponta a ponta. Já a tecnologia RSC usada pelo Android Mensagens Web não tem essa tecnologia. Contudo, o Google assegura que as últimas conversas, os contatos e outras configurações são encriptados e armazenados em cache no navegador. Após 14 dias de inatividade, a conta é desconectada automaticamente por segurança, sendo necessário realizar novo login via código QR.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias