Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Tecnologia
31/05/2017 18:24:00
Metade dos seguidores de Trump no Twitter são contas fake e robôs

MSN/PCS

Imprimir
O presidente americano Donald Trump tem um longo histórico de encontros estranhos nos quais os apertos de mão são bizarros. De Kanye West a Theresa May, o magnata protagoniza momentos divertidos. A seguir reunimos alguns deles.

Qualquer um pode ter uma quantidade incrível de seguidores no Twitter. Não precisa ser famoso, só precisa pagar. O comediante Joe Mande tem o vistoso número de 1,01 milhão de seguidores, mas sua biografia tem o dito: "twitter é trash, é o demônio do facebook, comprei um milhão de seguidores por US$ 400 e nada desta merda importa a Antártida está derretendo".

Mande até explicou isso na revista The New Yorker. "A forma mais simples de dizer quem está ganhando no Twitter é contar seguidores. As maiores celebridades—Justin Bieber, Lady Gaga—parecem ter milhões. Mas em 2012 soube que só uma parte deles era de seres humanos; outros são 'bots', robôs criados para aumentar a popularidade. Imediatamente soube que tinha encontrado minha vocação", brincou.

Como Donald Trump é o presidente e a pessoa mais famosa do planeta, qualquer um pensaria que ele não teria necessidade de usar robôs para melhorar sua performance com seguidores no Twitter. No entanto, parece que ele fez exatamente isso. Como o roteirista John Niven disse na terça de manhã, a conta de Trump no Twitter teve um crescimento atípico no número de seguidores no último fim de semana, muitos dos quais parecem ser falsos.

Trump tem atualmente 31 milhões de seguidores e, com certeza, se você procurar verá que um número muito grande deles é de pessoas que não tuíta, não tem foto e têm contas criadas em maio de 2017. Se ainda tiver dúvida, você pode entrar em @realDonaldTrump, passar no Twitter Audit, o serviço que investiga a autenticidade dos seguidores, e verificar que apenas 51% dos seguidores de Trump são reais.

Não é uma novidade que um bom número de seguidores de Trump no Twitter são fakes, mas o que é interessante é que os seguidores falsos parecem aumentar. Em janeiro, Yashar Ali fez uma investigação do Twitter de Trump e descobriu que 68% dos seus 20 milhões de seguidores eram reais. Hoje, dos 30 milhões de seguidores apenas 51% são reais, o que significa que dos 10 milhões de seguidores de Trump desde janeiro 8,3 milhões são falsos.

Em abril de 2016, quando Trump começou a ganhar força para se tornar candidato republicano, a estrela de reality TV tinha 7,58 milhões de seguidores, sendo apenas 8% deles falsos. Não é surpresa que os seguidores tenham crescido tanto em 13 meses, então seria natural o crescimento nos robôs ligados à sua conta no Twitter—mas o percentual de fakes tornou-se surpreendente.

Então o presidente está mesmo comprando seguidores? Nós provavelmente nunca saberemos, mas parece ser uma obsessão para Trump que seu Twitter seja o mais popular, então deve ser incômodo que ainda exista 31 contas com mais seguidores que a dele. Uma destas contas é a de Barack Obama, com 89 miihões de seguidores, a terceira maior do mundo atrás de Katy Perry e Justin Bieber.

Caso você se pergunte, 79% dos seguidores de Obama são reais.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias