Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
Tecnologia
25/09/2018 19:03:00
Não, Ibope e Datafolha não realizam pesquisas eleitorais via WhatsApp
Conforme reportagem da Folha de S. Paulo, institutos de pesquisa negaram usar o app de mensagens do Facebook para realizar levantamentos.

IDGNow/PCS

Imprimir

Novos golpes que vem circulando pelo WhatsApp tentam enganar os usuários brasileiros com links falsos para supostas pesquisas do Datafolha e do Ibope sobre as Eleições 2018. As informações são da Folha de S. Paulo.

Em notas enviadas ao jornal, os dois institutos negaram utilizar o aplicativo de mensagens do Facebook para realizar os seus levantamentos sobre as Eleições 2018. Enquanto o Datafolha destaca realizar apenas entrevistas pessoais, o Ibope aponta que “é falso qualquer convite ou divulgação de resultado de pesquisa realizada pela internet ou celular atribuída ao IBOPE Inteligência”, conforme a reportagem.

Como funciona o golpe

As mensagens sobre as pesquisas falsas que vem circulando pelo WhatsApp trazem “convites” para que os usuários cliquem em um link e então preencham formulários informando seus dados pessoais e o candidato de sua escolha. Como costuma acontecer nesses casos, depois é solicitado que os usuários compartilhem a falsa pesquisa com outros contatos do WhatsApp.

A Folha entrou em contato com a Kaspersky Lab, que analisou esses sites falsos do Ibope e Datafolha e apontou que clicar nessas páginas não resulta na instalação de apps maliciosos no smartphone.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias