Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Tecnologia
27/06/2017 11:56:00
Ucrânia e empresas da Europa são alvo de ataque cibernético
Governo ucraniano afirmou que foi alvo de uma variante do vírus WannaCry atingiu bancos e empresas; esse foi o malware que 'sequestrou' milhares de computadores em mais de 150 países em maio.

G1/PCS

Imprimir

Sites do governo e de várias empresas ucranianas foram alvo nesta terça-feira (27) de um ataque cibernético, que um conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia classificou como o pior na história do país. Além disso, companhias da Europa, como a agência de publicidade WPP, também informaram terem sido afetadas.

O conselheiro ucraniano Anton Gerashchenko disse que uma variante do "WannaCry" causou as interrupções. Os sistemas de tecnologia da informação da Ucrânia foram alvo do "Cryptolocker", uma versão do WannaCry, o vírus que bloqueou mais de 200 mil computadores em mais de 150 países em maio. O malware aplica o golpe chamado de ransomware, que "sequestra" os arquivos e só os libera mediante pagamento em moedas virtuais. Os conteúdos do sistema não necessariamente são retirados dos dispositivos, mas são codificados para impedir o acesso a eles.

"O objetivo final do ataque cibernético é tentar desestabilizar", escreveu Gerashchenko. Afirmou ainda que os ataques provavelmente se originaram da Rússia.

O banco central da Ucrânia informou que bancos comerciais e públicos do país e empresas privadas foram alvo de ataques. "Como resultado desses ataques virtuais, esses bancos estão tendo dificuldades com serviços aos clientes e operações bancárias", informou o BC ucraniano, sem identificar as instituições afetadas.

"O banco central está confiante de que a infraestrutura de defesa bancária contra fraude virtual está adequadamente estabelecida e tentativas de ataques contra os sistemas de TI dos bancos serão neutralizadas", informou o banco central.

A britânica WPP também confirmou ter sido alvo de um ataque cibernético, mas não informou se o Wannacry era o causador da instabilidade. O site da empresa ficou fora do ar durante toda a manhã.

A petroleira russa Rosneft também informou ter sido atingida por um ataque de larga escala a seus servidores.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias