Quarta-Feira, 8 de Maio de 2024
Tecnologia
17/09/2017 09:50:00
Vendas de PCs crescem 5% no Brasil entre abril e junho de 2017
Esse foi o segundo trimestre consecutivo com números positivos do setor no país. IDC prevê crescimento de 1,2% em 2017.

IDGNow/PCS

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As vendas de PCs cresceram 5% no Brasil no segundo trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com um novo estudo da IDC Brasil. Esse foi o segundo trimestre consecutivo com números positivos do setor no país.

Segundo o levantamento da consultoria, foram vendidos 1,243 milhão de computadores entre abril e junho deste ano, enquanto que no mesmo trimestre de 2016 foram vendidas 1,182 milhão de máquinas

Receita menor

No entanto, a receita obtida com a venda de computadores no segundo trimestre de 2017 caiu 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque o tíquete médio das máquinas caiu 11% no período, de 2.445 reais para 2.177 reais.

Por outro lado, os 2,7 bilhões de reais obtidos com a venda de computadores superam em 14% a receita do setor nos três primeiros meses deste ano.

Laptops em alta, desktops em baixa

E as tendências de mercado mantiveram-se no trimestre, com os notebooks em alta e os desktops em baixa. Os PCs de mesa responderam por 396 mil dos computadores vendidos no Q2, 10% a menos do que as 438 mil máquinas vendidas entre abril e junho de 2016.

Já os laptops alcançaram a marca de 847 mil unidades vendidas, número 14% maior do que os 744 mil equipamentos comercializados no mesmo período do ano passado.

Fatores

A IDC aponta ainda que a liberação do dinheiro do FGTS e os computadores com preços mais acessíveis, em torno de 1 mil reais, ajudaram a alavancar o mercado de PCs no trimestre.

Expectativa

Para 2017, a IDC Brasil prevê um crescimento de 1,2% nas vendas de PCs no país, em comparação com o ano de 2016. “Acreditamos que o mercado chegue a 4,55 milhões de unidades vendidas, sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebook. A receita deve ficar na casa dos R$ 10,3 bilhões”, aponta o analista de mercado da IDC, Pedro Hagge.

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