Quarta-Feira, 23 de Maio de 2018
Tecnologia
03/02/2018 10:18:00
Você precisa de um app de antivírus para o seu smartphone Android?
Na maioria dos casos, os smartphones e tablets Android não precisam de um antivírus instalado. Saiba mais em nosso especial.

IDGNow/PCS

Imprimir

Há anos as publicações especializadas falam sobre a importância dos programas de antivírus para os leitores. Mas os tempos estão mudando e muita gente passa mais tempo em um smartphone e/ou tablet do que num PC comum atualmente.

Os vírus para aparelhos Android já ganharam destaque na imprensa, levando os usuários a pensar que ter algum tipo de software de segurança é uma boa ideia. E nem é preciso dizer: quanto mais popular o Android ficar, mais ele será visado por cibercriminosos. Mas você realmente precisa instalar um app de antivírus que vai ficar sugando sua bateria e recursos, além de te encher de notificações?

Na maioria dos casos, os smartphones e tablets Android não precisam de um antivírus instalado. Os malwares para Android não são tão predominantes quanto pode parecer pelo noticiário, e seu aparelho provavelmente corre mais risco de ser roubado do que atingido por um vírus. Mas sim, é verdade: existem vírus para dispositivos Android.

A grande maioria dos vírus para Android conhecidos se instalaram nos aparelhos por meio de aplicativos duvidosos – apps que você não encontrará mais na loja oficial Play Store, do Google. Por padrão, o Android não te permite instalar apps de outras fontes, por isso não há muitas chances de você instalar algo ruim por acidente - a não ser que mexa nas configurações do sistema para isso.

Caso um aplicativo malicioso acabe entrando na Play Store, o Google rapidamente irá retirar o aplicativo da loja e desinstalá-lo do seu aparelho. Se você costuma baixar apps fora da Play Store (o que não é recomendável), então instalar um aplicativo de antivírus pode ser uma maneira de ficar mais protegido. No entanto, vale destacar que resultados “falso positivos” são comuns com esses apps, então você pode ver um relatório do antivírus alertando sobre um app que, na verdade, é inofensivo. Nesses casos, tomar outras precauções pode ser uma maneira mais interessante de proteger o seu aparelho Android contra vírus e ameaças em geral.

Tais precauções incluem verificar com cuidado qualquer permissão solicitada por apps e serviços antes de concordar com ela, tomar cuidado com apps clonados e manter o Android sempre atualizado (com todos os patches de segurança aplicados).

Você também deve manter o juízo, e aplicar uma dose saudável de bom senso no dia-a-dia. Por exemplo, você não iria clicar no arquivo anexo de um e-mail estranho enviado por um remetente que você não conhece no computador, certo? Então é importante aplicar o mesmo tipo de pensamento cuidadoso para links suspeitos enviados via e-mail, WhatsApp ou Facebook Messenger no smartphone. Normalmente, esse tipo de link suspeito é associado com golpes de phishing, mas isso não significa que ele não possa instalar um vírus no seu aparelho.

(Da mesma forma, se você descobrir que o seu e-mail ou Facebook vem enviando esse tipo de mensagens para os seus contatos, então deveria alterar imediatamente as suas senhas, e avisar as pessoas que possam ter recebido esses conteúdos potencialmente maliciosos.)

Em uma situação em que o seu aparelho Android comece a se comportar de maneira estranha e você tenha razões para acreditar que isso seja culpa de um malware: uma restauração de fábrica é tudo que você precisa para as coisas voltarem ao normal (uma boa razão para sempre ter um backup do seu aparelho Android, aliás). Caso não queira fazer isso, é possível tentar uma outra abordagem antes caso já tenha um app suspeito em vista: coloque o smartphone no Modo de Segurança, caso necessário retire os privilégios de administrador do aplicativo em questão e então desinstale o app.

Em muitos casos, os usuários nos relatam que estão vendo anúncios pop-up suspeitos no navegador, ou que estão sendo redirecionados para uma página inicial diferente daquela que tinham configurado. Nosso conselho mais comum é limpar o cache de dados do browser (em Configurações amp;gt; Aplicativos amp;gt; Chrome amp;gt; Armazenamento).

Também vale notar que os aplicativos de antivírus para Android normalmente possuem outros benefícios interessantes, como a habilidade de bloquear ou limpar remotamente um smartphone perdido/roubado, ou ferramentas de limpeza e backup. Essas funcionalidades também estão disponíveis em outros lugares – geralmente por meio de apps gratuitos ou comandos manuais no Android e na sua conta Google, mas essa facilidade de uso oferecida por esses apps pode valer a pena para alguns usuários.

Evite aplicativos de antivírus enganosos para Android

Pouco antes do Natal de 2017, ficamos sabendo sobre o trojan Loapi, que estava se espalhando por meio de campanhas de publicidade fingindo ser um app/solução de antivírus. É horrível pensar que um app que você instala para se proteger vai acabar fazendo o oposto, mas isso acontece.

Por isso, é bom sempre baixar apenas aplicativos pela Play Store, dar preferência para soluções de antivírus de empresas reconhecidas e sempre manter o seu sistema atualizado.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias