Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017
Turismo
04/02/2016 14:29:00
Em sua 5ª edição, Trilha Pantanal Coxim atrai participantes de 10 estados

Assessoria/AB

Imprimir
Foto: Mais Off Road

O que era apenas um entretenimento para um pequeno grupo de amigos, virou um evento de porte nacional. A 5ª Trilha Pantanal Coxim (5ª TPC //MS) tomou proporções que nem mesmo o idealizador e organizador Aristol Cotini esperava. Esse grande evento, que desafia homens e máquinas, além da contemplação da natureza pantaneira, conta com o apoio da Prefeitura de Coxim e comerciantes locais.

A 5ª TPC// MS acontece de 04 a 09 de fevereiro de 2016 percorrendo estradas boiadeiras e transpondo vazantes que chegam a 1,70 metros de altura, em um total aproximado de 350 km. É uma logística muito grande, pois tem a preocupação com a segurança dos participantes e fundamentalmente um cuidado todo especial com essa beleza natural, sendo todos orientados sobre os cuidados com essa fauna e flora que devemos preservar.

Segundo Aristol Cotini a 5ª TPC é Uma das trilhas mais famosas do Brasil chega esta edição contando com representantes de 10 estados do Brasil. São jipeiros que vem aperfeiçoando suas viaturas para encarar cinco dias de Pantanal em uma época que encontra se no ápice das águas. “A maioria dessas viaturas foi adaptada para as situações mais adversas possíveis, pois hoje o Pantanal situado na cidade de Coxim - MS é referência para os amantes do esporte e empresários do ramo Off Road, que além de contemplar as belezas naturais, definiram que nossa região é uma vitrine para expor e colocar em teste seus equipamentos e assim poder firmar um compromisso com a segurança e credibilidade de seus acessórios”.

A expectativa do organizador do evento é que a 5ª TPC atraia aproximadamente 230 participantes. Esse número de pessoas com certeza movimenta a economia local, como aconteceu na 4ªTPC // MS que injetou cerca de R$ 1 milhão de reais em Coxim no ano passado. “Os empresários locais e em especial a Prefeitura de Coxim vem proporcionando mais opções de lazer e colaborando com o desenvolvimento turístico de nossa cidade. Com esse apoio houve um desdobramento na área turística, pois a cidade tinha apenas como seu principal atrativo a pesca, e agora proporciona mais opções como: as trilhas, expedições, canoagem, MotoCross, entre outros”, pontuou Cotini.

Aluizio São José é um entusiasta e praticante de esportes radicais e convencionais e vê na Trilha uma oportunidade de atrair turistas de outras áreas, que não só da pesca, para Coxim. “A Prefeitura de Coxim entra como apoiadora, pois entende que o evento colabora com o comercio local, como a rede hoteleira, alimentação, posto de combustível, etc. Além de ser uma grande oportunidade para divulgar as belezas naturais de nosso município. Tenho certeza que a 5º TPC será um sucesso”, finalizou.

Na quinta-feira (04) haverá o Encontro dos Amigos Jipeiros de Coxim a partir das 19 horas na Praça Acústica com exposição de Jeeps e a atração musical fica por conta da Banda Rivers. Já na sexta-feira (05) após a Jipeada pelas principais Ruas e Avenidas de Coxim os participantes da 5ª TPC seguem rumo a Estrada Pantanal e é onde a aventura começa até o dia 09 de fevereiro.

DEPOIMENTO DE PARTICIPANTE PAULISTA SOBRE O RETORNO A TPC

Para Itamar Santos, participante da 4ª TCP //MS, que teve que deixar a trilha no segundo dia, por problemas de saúde e no carro, a 5ª TPC //MS vem como um desafio a ser superado. “As minhas expectativas para esta edição da trilha são enormes, pois estou com muita saudades dos amigos que consegui conquistar em Coxim. Quero repetir um belo almoço à beira rio. Tomar uma gostosa ducha gelada na cachoeira, descobrir outros encantos desse pedacinho do céu e claro, uma enorme expectativa em concluir com sucesso a trilha”.

Itamar que vem do interior de São Paulo se diz mais preparado. “Agora com a experiência da 4ª TPC voltei com muitas ideias para nós (o carro e eu) preparados para esse novo desafio, assim sendo comprei uma Toyota Bandeirante 1988 já preparada em tese, fiz uma revisão geral na suspensão, troca dos cardãs, freios, rolamento, elétrica, caixa de direção, levantei o escapamento, revisão dos bloqueios de diferenciais, guincho mecânico ekron testado e aprovado, entre tantas outras coisas. Só falta colocar sapatos novos nela. já temos o rádio de comunicação, GPS, toten. Estou analisando as peças de reposição que preciso levar. ainda falta uma estrutura para guardar as coisas com segurança e protegida contra água. Além da preparação pessoal, nada de crise de coluna e as petrechos usuais como roupa, barraca, alimentação, etc. É isso aí, estou ansioso para a chegada da 5ª TCP”, finalizou.

Detalhes sobre esse grandioso evento pode ser obtido por meio da página: www.facebook.com/transpantanal

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias