Terça-Feira, 5 de Março de 2024
Veículos
22/12/2015 18:57:00
8 tecnologias para modernizar seu carro

Exame/PCS

Imprimir
Projeção de imagens no para-brisa: recurso permitir que o motorista visualize informações sem desviar o olhar da rua ou da estrada (Foto: Divulgação)

Que tal usar a tecnologia para dar um upgrade no seu carro? Selecionamos oito gadgets e aplicativos para você deixar o carro mais eficiente, moderno e divertido. Tem de câmera de ação a chaveiro inteligente.

1- Câmera GoPro Hero

Ter uma câmera de ação no carro pode render muita diversão e boas fotos. Recentemente, a GoPro fez um belo upgrade em seu modelo de entrada, com fotos com 8 MP, vídeos com 60 frames por segundo em 1 080p, mais Wi-Fi e bluetooth, que facilitam a transferência de imagens e vídeos dos trajetos da viagem para seus amigos. É possível ainda controlar a câmera remotamente por meio de um aplicativo.

2- Display Springteq iHUD

A projeção de imagens no para-brisa (head-up display) ainda é um recurso raro nos automóveis, mas pode ser útil ao permitir que o motorista visualize informações sem desviar o olhar da rua ou da estrada.

O display Springteq permite a projeção da tela do smartphone, caso o motorista queira visualizar algum aplicativo (de navegação GPS, por exemplo), ou outros recursos para o passageiro, como MP3/DVD players ou câmeras digitais. A imagem virtual tem 4,5 polegadas.

Foto: Divulgação

3- Viva-voz bluetooth Multilaser

Falar ao celular ao volante é perigoso. Pode causar graves acidentes e ainda gerar uma multa pesada. Se o seu carro não tem um sistema de bluetooth para voz de fábrica, esse Multilaser pode ser uma opção para fazer ou receber ligações com segurança.

Do tamanho de um telefone comum, ele é compatível com todos os celulares com bluetooth do mercado e fica preso ao para-sol. Tem bateria para até sete horas de conversação ou 30 dias em espera.

4- Motorola Keylink

Esse gadget é especial para quem vive esquecendo a chave do carro. O Motorola Keylink é um chaveiro inteligente com bluetooth que se conecta ao smartphone (iOS ou Android) por meio de um aplicativo.

Esqueceu onde colocou a chave? Basta um comando no celular e o chaveiro vai emitir um som, denunciando onde está. O oposto também vale. Perdeu o smartphone? Aperte o botão no chaveiro e um apito o ajudará a encontrá-lo.

5- Suporte de volante para notebook

Um recurso simples e útil para os executivos que levam a sério a ideia de que o carro é a continuação do escritório. E também para quem quer mais praticidade no agitado dia a dia.

Trata-se de um pequeno suporte em forma de mesa, com 33 centímetros de largura e menos de 800 gramas, que pode ser encaixado no volante ou no encosto do banco dianteiro, permitindo um apoio firme para o computador, tablet, caderno de anotação e documentos. Ou até mesmo para fazer um lanche rápido na estrada.

6- Tela de encosto de cabeça Caska SmartFit

A tela de 9 polegadas tem design fino e não altera o layout do veículo. Instalada no encosto de cabeça dos bancos dianteiros, a Caska SmartFit tem leitor de CD e DVD, entradas USB, AV e cartão SD, além de sistema infravermelho para fones sem fio. Pode ser adquirida com um CD de jogos e um joystick próprio, sem fio, em um pacote completo de entretenimento para crianças de várias idades em viagens longas e trânsito congestionado.

7- Suporte para iPad

Os suportes veiculares para navegadores GPS ou smartphones já são populares, mas esse sistema permite levar o tablet com segurança no painel do veículo, aproveitando a tela maior para visualizar aplicativos, como os de navegação GPS, por exemplo, ou mesmo para transformá-lo em uma central multimídia e reproduzir músicas ou vídeos.

O suporte tem fixação com ventosa de sucção, haste direcional, além de rotação de 360 graus.

8- Três apps que valem o download

O Waze é um GPS colaborativo. Mais do que indicar o caminho, o app aponta o trajeto mais rápido e desvia de congestionamentos. Para iOS e Android.

O Carrorama permite que o usuário acompanhe a evolução do consumo de combustível e dos gastos com manutenções por meio de gráficos e planilhas, além de mandar avisos sobre vencimento de seguro, revisões ou substituições de peças. Para iOS e Android.

O OBD DroidScan é para os gearheads, fanáticos em estado avançado por carros e mecânica. Com um transmissor ligado na tomada de diagnóstico (vendido separadamente), o app faz a leitura da central eletrônica e mostra todos os dados, como os mecânicos enxergam na revisão. Para Android.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias