Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Veículos
18/02/2016 11:33:00
Ações de conscientização marcam Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Assessoria/AB

Imprimir

Em 18 de fevereiro é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, doença que causa prejuízos sociais e pessoais a quem faz uso contínuo de bebidas alcoólicas. Em Mato Grosso do Sul, ações de conscientização sobre os riscos do consumo excessivo de álcool são realizadas durante todo o ano, a exemplo de campanhas do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) .

Mas não é só na área do trânsito que os malefícios do álcool são lembrados pelo poder público. No Estado, jovens e crianças regularmente matriculadas em escolas municipais e estaduais de 63 municípios recebem instruções e capacitações sobre a importância da moderação de bebidas alcoólicas e os males causados na vida de quem sofre com alcoolismo.

Esse público de alunos faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, cuja principal estratégia é a prevenção de álcool e outras drogas. Com a adesão de 63 das 79 cidades do Estado, o programa cobre 80% dos municípios sul-mato-grossenses e atinge a maior parcela dos estudantes de instituições públicas. A partir de março deste ano, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS), a previsão é que 100% das cidades integrem o PSE.

O objetivo geral do programa é promover atenção integral à saúde. Entre as principais estratégias para que esse objetivo seja alcançado estão a integração e articulação permanente das políticas e ações de educação e de saúde – com a participação da comunidade escolar e da Estratégia de Saúde da Família e da Educação Básica; e a constituição de territórios de responsabilidade entre escolas estaduais e municipais e equipes de saúde da família.

Um dos principais desafios do programa é a motivação e participação de adolescentes e jovens nas ações de promoção e prevenção da saúde na escola. Por meio de atividades culturais, educativas, esportivas e recreativas, o poder público trabalha a inserção do jovem na vida em comunidade fazendo com que ele desenvolva o papel de formador de opinião sobre os diversos assuntos relacionados à saúde.

Especificamente sobre o consumo de álcool e outras drogas, os alunos recebem frequentemente informações sobre prevenção, que engloba tudo aquilo que pode ser feito para evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência de produtos lícitos ou Ilícitos e os prejuízos relacionados ao padrão de consumo dessas substâncias.

COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias