Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Veículos
20/07/2016 12:26:00
Honda CB 500X, CB 500F e CBR 500R 2016: primeiras impressões
Família CB 500 evoluiu, mas preço também ficou alto.

Auto Esporte/PCS

Imprimir
Honda CBR 500R, CB 500X e CB 500F (Foto: Caio Kenji / G1)

A Honda CB 500 acaba de ser renovada no Brasil com a chegada do modelo 2016 de CB 500X, CB 500F e CBR 500R. Como a geração atual foi lançada há apenas 3 anos, o modelo recebeu mudanças pontuais, mas importantes: o visual ficou mais radical, o tanque de combustível aumentou e as suspensões mudaram.

VEJA OS PREÇOS: CB 500F standard: R$ 26.000 CB 500F ABS: R$ 28.000 CBR 500R ABS: R$ 29.000 CB 500X ABS: R$ 29.900

Apesar de o mercado de motos não estar em um bom momento no Brasil, o país é importante para a CB 500. “O Brasil é o país que mais vende CB 500 no mundo”, afirma Alexandre Cury, diretor comercial da Honda.

Em 2015, foram vendidas 8 mil unidades da linha 500 da Honda no Brasil. “Se o dólar de manter entre R$ 3,30 e R$ 3,50, poderemos chegar perto deste número de unidades vendidas novamente”, aponta Cury.

Apesar de ser produzida no Brasil, as Honda CB utilizam alguns componentes importados, o que acaba influenciando no preço.

Honda CBR 500R, CB 500X e CB 500F (Foto: Caio Kenji / G1)

Família renovada

Para avaliar estas alterações e também ver a diferença de cada moto da família, o G1 rodou com os modelos em pista fechada. Apesar de compartilharem o mesmo chassi e motor, cada uma das motos é de um segmento específico.

A CB 500X é considerada pela empresa uma crossover, ou seja, uma moto feita para rodar no asfalto, mas com um visual mais aventureiro e suspensões mais longas, priorizando o conforto.

No meio da família está a CB 500F, que é uma naked tradicional, deixando o motor a mostra. Para completar a linha, a CBR 500R é uma autêntica esportiva, com carenagens e posicionamento radical.

Pela faixa de cilindrada, a linha CB 500 não possui concorrentes diretos no Brasil e as possíveis rivais estão um pouco a cima ou um pouco abaixo em questão de motorização. A CBR 500R, por exemplo, tem características similares a Yamaha YZF-R3.

Na categoria naked, a CB 500F pode ser incomodada pela KTM 390 Duke, enquanto a CB 500X tem como possível rival a Kawasaki Versys.

Honda CBR 500R 2016 (Foto: Divulgação)

Motor é o mesmo

A motor da linha CB segue o mesmo, com dois cilindros e 471 cc de cilindrada, ele rende 50,4 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e 4,55 kgfm de torque a 7.000 rpm. A diferença é que CB 500F e CBR 500R ganharam novo escape, que deixou o som do motor mais esportivo.

Além disso, o funcionamento foi remapeado, garantindo a entrega de torque em baixos giros com mais linearidade, afirma a marca. Em todos os modelos, o tanque de combustível também foi redimensionado, aumentando a capacidade de combustível em cerca de 1 litro para CB 500F e CBR 500R, chegando a 16,7L e mais 0,4 litros para a CB 500X, totalizando 17,7 litros.

Na pista, a impressão foi a mesma de quando a CB 500F foi lançada no Brasil, em 2013. Todas as motos da linha 500 são extremamente dóceis, com engates suaves das marchas e entrega da força do motor sem causar sustos.

Apesar do bom funcionamento, o motor realmente não empolga e este não é seu foco. Feitos para serem modelos econômicos e baratos na Europa, as CBs 500 não possuem aquela pegada mais explosiva de outros motores bicilíndricos.

Mas não quer dizer que as motos não sejam divertidas, muito pelo contrário. São estáveis, mesmo em curvas mais rápidas, como foi possível notar no circuito. Por sinal, as suspensões foram renovadas, com a possibilidade de novos ajustes na dianteira, enquanto a traseira foi reconfigurada.

O sistema óptico foi renovado e agora são de LED na traseira e na dianteira. No caso da CB 500F e CBR 500R, os assentos ganharam desenho mais esportivo e a alça para os garupas foram redesenhadas e agora são embutidas nas carenagens.

CB 500X é a mais confortável

Honda CBR 500R 2016 (Foto: Divulgação)

Com suas suspensões mais longas e posicionamento com os braços mais alto, a CB 500X é a mais confortável de todas. Seu conjunto é o que menos favorece em rodagem no circuito e, mesmo assim, mostrou estabilidade nas curvas.

Mas a impressão foi de uma boa moto para rodar nas estradas, ainda mais com a nova bolha dianteira, que ficou mais alta. No Brasil, a CB 500X é a mais vendida da linha CB 500.

CB 500F aposta na diversão

Honda CB 500F 2016 (Foto: Divulgação)

A CB 500F é o modelo que mais lembra a antiga CB 500, de décadas passadas, porque é uma naked. Mas segue tendências modernas, com as carenagens em volta do tanque e farol estilizado, sendo que ambos têm novos desenhos. A CB 500F parece ter ficado mais “musculosa”.

Rodando, a naked é a mais divertida e o meio-termo da família. Tem mais esportividade do que a CB 500X e mais conforto do que a CBR 500R, por deixar os braços nem muito altos e nem muito baixos.

CBR 500R é porta de entrada para as esportivas

Honda CBR 500R 2016 (Foto: Divulgação)

Como já foi mencionado, o motor da linha CB 500 não tem explosão, mas a CBR 500R impressiona pelo visual, que ficou bem mais esportivo com as alterações. Ela foi uma das que mais mudou e ficou parecendo de maior cilindrada.

Nela, você fica em um posicionamento mais esportivo, ajudando a atacar as curvas com mais facilidade. Mesmo assim, não é aquela ergonomia “ultraesportiva” o que não a deixa cansativa.

CB melhorou, mas o preço...

A CB 500 já era uma moto moderna, mas estes ajustes de “meia vida” deixaram todas versões melhores. A notícia ruim é que o preço também cresceu, em média R$ 3 mil, e abriu uma lacuna enorme entre os modelos 250/300 da Honda e a linha 500.

A CB Twister, que seria a porta de entrada para a CB 500 F, custa a partir de R$ 13.050, enquanto a XRE 300, modelo que poderia servir de trampolim para a CB 500X, é vendida por a partir de R$ 15.560.

Entre outros atrativos criados pela Honda para atrair consumidores para a nova linha 500, estão os 3 anos de garantia e um sistema de assistência 24 horas, que dura pelo mesmo prazo de tempo.

Serviço: Honda Master Moto, avenida Virginia Ferreira, nº 1663, bairro Flávio Garcia, Coxim - Fone: 67 3291-9400

Honda CBR 500R 2016 (Foto: Divulgação)
COMENTÁRIO(S)
Últimas notícias