Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
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01/06/2016 07:25:00
Novo Chevrolet Cruze parte de R$ 89.990 e quer 'peitar' carros de luxo
Montadora quer que sedã seja visto até como rival de Audi e Mercedes. Ele terá 3 versões, todas equipadas com motor turbo 1.4, de 153 cv.

Auto EsportePCS

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Novo Chevrolet Cruze (Foto: Divulgação)

O novo Chevrolet Cruze partirá de R$ 89.990, anunciou a montadora nesta terça-feira (31). O sedã fabricado na Argentina chega às concessionárias em junho, apenas para test drive, e começa a ser entregue no começo de julho.

Serão vendidas apenas versões bem completas, todas equipadas com o inédito motor 1.4 turbo flex, que desenvolve 153 cavalos de potência com etanol e 150 cv com gasolina, aliado à transmissão automática de 6 velocidades.

Veja todos os preços e versões do novo Cruze:

LT - R$ 89.990

Principais equipamentos de série: direção elétrica, volante multifuncional, airbags frontais e laterais, controle eletrônico de tração e estabilidade, luz de condução diurna, fixação de cadeirinhas Isofix, freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), roda liga leve aro 17, farol neblina, ar-condicionado eletrônico, direção com regulagem de altura e profundidade, controlador de velocidade de cruzeiro, sistema de som de alta definição, transmissão automática, sistema OnStar, monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré, assistente de partida em aclive, retrovisores externos com aquecimento, MyLink 2 com tela de 7 polegadas, alerta de valet, sensor de estacionamento traseiro, start/stop.

LTZ 1 - R$ 96.990

Principais itens de série: todos os itens do LT mais partida sem chave, airbags de cortina, luz de condução diurna em LED, sensor crepuscular, chave eletrônica, espelho retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor de chuva, sistema de partida do motor por controle remoto, regulagem altura dos faróis, sensor de estacionamento dianteiro, rodas escurecidas, computador de bordo com tela colorida e 5 modos, MyLink 2 com tela de de 8 polegadas, navegador 3D, descança-braço central dianteiro deslizante.

LTZ 2 - R$ 107.450

Principais itens de série: todos da LTZ mais alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, assistente de permanência na faixa, farol alto inteligente, indicador de distância do veículo à frente, sistema de estacionamento automático, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador Wireless.

Olho em Audi e Mercedes Bem mais caro que a geração vendida atualmente no Brasil, que parte de R$ 81.190, com motor 1.8 de 144 cv, o novo Cruze quer ser visto como rival até de carros de luxo.

Segundo o presidente da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro, a intenção não é apenas brigar pela liderança do segmento com Toyota Corolla e Honda Civic, mas também aparecer como uma opção para clientes de marcas de luxo como Audi e Mercedes.

Chevrolet Cruze na nova geração (Foto: Divulgação)

No ano passado, ao apresentar a nova geração do modelo, nos Estados Unidos, a presidente da GM, Mary Barra, já havia dito que o sedã tem equipamentos de segurança e entretenimento do mesmo nível de um Mercedes-Benz Classe C.

O que mudou?

A segunda geração do sedã da General Motors foi totalmente renovada e apresentada nos Estados Unidos há cerca de 1 ano. A produção na Argentina começou há pouco para abastecer o mercado brasileiro.

O visual segue a linha do Malibu norte-americano, mas as proporções também mudaram. O novo Cruze ficou 62 mm mais comprido, 9 mm mais alto e seu entre-eixos é 15 mm maior que o antecessor.

Chevrolet Cruze na nova geração (Foto: Divulgação)

A arquitetura deixou a carroceria 25% mais rígida em torção e 21% mais leve que a primeira geração. Com uso de alumínio e ligas de aço mais resistentes, a versão 2017 perdeu quase 100 quilos, segundo a fabricante.

Motor turbo

Em linha com a tendência de redução do tamanho dos motores, a Chevrolet adota pela primeira vez no Brasil um novo motor Ecotec 1.4 turbo flex, com 153 cavalos de potência máxima (entre 5.600 e 6.000 rpm) e 24,5 kgfm de torque, sendo 90% disponível entre 1.500 e 5.000 rpm.

Com ele, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em aceleração 9 segundos, de acordo com a montadora. Com o motor anterior, o Ecotec 1.8, de 144 cv, eram gastos 9,8 segundos.

Assim como em outros modelos, o turbo não foi usado para deixar o Cruze mais agressivo, e sim para melhorar a eficiência energética em até 30% com relação ao modelo anterior.

Segundo a GM, o Cruze 2017 recebeu nota “A” do Inmetro, com média a gasolina de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. Com etanol, ele anda 7,6 km/l e 9,6 km/l, segundo medição do Inmetro.

Além do turbocompressor, o propulsor possui tecnologia de injeção direta de combustível, comando variável de válvulas e o sistema start/stop, que desliga o motor enquanto o veículo está parado.

Foto: Divulgação

Conectado

O sistema multimídia MyLink 2 (segunda geração) traz compatibilidade com os sistemas Car Play e Android Auto, que reproduzem o ambiente dos smartphones da Apple (iOS) e com o sistema do Google (Android), respectivamente, na tela do carro. Ele estreou no Brasil em dezembro passado, na reestilização do Cobalt.

O OnStar, espécie de "mordomo virtual" da GM, que tem serviços de emergência, segurança e concierge, ganha também um novo alerta de valet. O dono recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. O serviço é gratuito por 1 ano e depois será cobrado.

Mas as maiores novidades tecnológicas ficaram apenas na versão mais luxuosa, com assistente de permanência na faixa, alerta de colisão frontal e ponto cego, estacionamento automático, farol alto inteligente e carregador de celular sem fio.

Briga dos sedãs

O Cruze deverá esquentar a "guerra" dos sedãs médios, que começou com a recém-lançada reestilização do Nissan Sentra e seguirá com a nova geração do Honda Civic, que chega em agosto.

O ranking de 2016 aponta o Corolla com larga vantagem na liderança, seguido por Civic e Sentra. O Cruze está em quinto lugar, atrás do Volkswagen Jetta, segundo dados da federação dos concessionários, a Fenabrave, até abril último.

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