Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
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10/02/2016 12:48:00
Os 10 clones chineses mais descarados

Exame/PCS

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Landwind X7 (verde) e Range Rover Evoque (branco) (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Landwind X7

Todo mundo quer o sucesso e o prestígio do Range Rover Evoque, o Land Rover mais vendido da atualidade.

Além de outros modelos como o Jiangling Yusheng S330 SUV e o já citado BJ20, o Landwind X7 foi quem mais abusou da "arte" de copiar.

O utilitário, que rendeu até ações na justiça por parte da Land Rover, tem linhas idênticas às do SUV inglês, com direito até à inscrição "Landwind" no capô.

A fabricante oferece ainda, como opcional, uma grade com a mesma trama do Evoque e, pasmem, com o logo da Land Rover.

Beijing Auto BJ20 em destaque, Jeep Cherokee (vermelho) e Range Rover Evoque no canto inferior direito (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Beijing Auto BJ20

O modelo ainda nem foi lançado oficialmente, mas já pode ser considerado como uma cópia descarada.

A dianteira, claramente "inspirada" no atual Jeep Cherokee, tem o conjunto óptico dividido em dois pares, sendo um filete de leds próximo ao capô e o farol principal logo abaixo.

O que dizer, então, das grades cromadas, típicas dos Jeep? Seguindo pelas laterais, o BJ20 remete ao Renegade com traços retilíneos e sólidos.

Na traseira, surpresa! Eis mais uma cópia de Range Rover Evoque. Na mecânica, o chinês leva um motor 1.5 turbo de 149 cv, transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira padrão.

Ford Ka em destaque, Aston Martin Cygnet à esquerda e Dojo Pioneer à direita (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Jiangsu Daojue Dojo Pioneer EV

O nome é grande, mas o carro é bem pequeno. Apesar disso, ele não perdoou dois modelos de nichos completamente distintos: Ford Ka e Aston Martin Cygnet.

A grade é idêntica à vista no pequeno Aston baseado no Toyota iQ - que por sua vez também parece ter servido de inspiração para o Ka.

Os faróis são um misto dos dois modelos originais, enquanto o logo instalado acima da grade vem da Ford. Inicialmente, o pequeno elétrico chinês havia sido apresentado com logos na cor verde, como na imagem acima.

No entanto, as unidades de produção têm o oval na cor azul e a mesma fonte utilizada nos Ford. Coincidência? Achamos que não...

Geely GE acima e Rolls-Royce abaixo (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Geely GE

Nem a aristocracia escapou. Apresentado em 2009 como conceito, o Geely GE (que veio a tornar-se Emgrand GE em 2011) era quase que uma cópia fiel do clássico Rolls-Royce.

Os traços robustos e retilíneos típicos do sedã de alto luxo, além dos faróis retangulares com auxiliares redondos, estavam presentes no modelo. O luxo e o espaço para os passageiros, porém, ficavam muito aquém do Rolls-Royce legítimo.

JAC A60 acima, em preto, e Audi A6 abaixo, em branco (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

JAC Refine A60

A JAC talvez seja, atualmente, a marcha chinesa com maior personalidade visual. Provas disso são os desenhos dos atuais J3, J5 e J6, que não geram comparações com nenhum outro modelo disponível no mercado.

No entanto, a fabricante ainda comete alguns deslizes e o A60 é um deles.

Com nome até semelhante, é impossível olhar para o A60 sem se lembrar do Audi A6.

A grade hexagonal, os faróis de formato irregular e as linhas gerais sem muita inspiração são típicas do alemão intermediário.

Jiangling T7 acima, em branco, copia a Volkswagen Amarok, abaixo (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Jiangling T7

Este é o caso mais descarado deste top 10. A Jiangling Motors apresentou, há exatamente um ano, sua picape T7. A palavra "sua", na verdade, deveria estar entre aspas.

A T7 é a cópia cuspida e escarrada da Volkswagen Amarok. Aqui não há comparações a serem feitas, basta que você, caro leitor, faça suas próprias considerações vendo as imagens acima.

Aliás, há uma comparação a ser feita, sim. No lugar dos motores 2.0 TDI turbo e biturbo, de 140 e 180 cv de potência respectivamente, a chinesa é equipada com 2.2 a gasolina de 110 cv e um 2.8 turbodiesel de pífios 100 cv.

Lifan 320 em destaque e Mini Cooper em menor proporção (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Lifan 320

Com uma rápida passagem pelo Brasil, o 320 não negava sua "inspiração" no MINI Cooper. Com cores berrantes e diversas opções de personalização, o pequeno chinês usava faróis redondos, carroceria com formas retrô e traseira acanhada. O preço e o luxo, porém, eram muito diferentes dos que o Cooper original oferecem.

NATS GTK, acima, é uma espécie de "miniatura chinesa" do Nissan GT-R, abaixo

NATS GTK

Parece até piada de mal gosto, mas, infelizmente, não é. O Nissan GT-R foi a ambição do NATS GTK, que não perdoou nem o nome do superesportivo.

Mais do que apenas uma cópia, o mini carro é uma espécie de GT-R compactado, mas que usa grande parte das partes do japonês. Com isso, o motor também é mini: 0.6 turbo contra o V6 3.8 biturbo do Godzilla.

Shuanghuang Noble (à esquerda) é a "versão" chinesa do Smart ForTwo (verde) (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Shuanghuang Noble

O Noble dispensa apresentações. Assim como o Range Rover Evoque, o Smart ForTwo (da geração passada) é um dos modelos mais copiados da história. As dimensões diminutas, a estrutura aparente e o visual, de certo modo, infantil, fazem sucesso nas rodas dos chineses.

Zotye T700 em imagens vazadas em evidência e Porsche Macan em menor escala (Foto: Divulgação/Quatro Rodas)

Zotye T700

Enquanto o Zotye T600 é uma cópia do VW Touareg, o T700 faz do Porsche Macan seu "muso inspirador". O chinês "empresta" do menor e mais novo SUV da fabricante de Stuttgart dianteira e traseira, como as entradas de ar e as lanternas horizontalizadas. Debaixo do capô, o T700 oferece um motor 1.5 turbo ou 1.8 turbo. Já o Macan...

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