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19/08/2015 06:15:00
Os carros mais e menos seguros, segundo testes de colisão

Exame/PCS

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Foto: SychuginaElena/Thinkstock

Teste de risco

EXAME.com elencou quais carros oferecem maior e menor nível de proteção a partir de dados do Latin NCAP, programa independente de avaliação que realiza testes de colisão (ou crash tests, na expressão em inglês) com veículos novos vendidos na América Latina e no Caribe.

Iniciado em 2010, o programa já teve seis fases e confere notas a cada modelo nos quesitos segurança para adultos e segurança para crianças de um ano e meio a três anos. Cada item recebe de uma a cinco estrelas. A nota máxima (cinco estrelas) classifica a proteção como boa, enquanto a nota mais baixa (1 estrela) indica que a segurança oferecida pelo carro é pobre. Quatro estrelas apontam que a proteção é adequada, três estrelas mostram que o veículo oferece uma segurança marginal e duas estrelas equivalem a uma proteção fraca.

Para fazer a avaliação, a Latin NCAP realiza um teste de colisão, no qual cada veículo se choca frontalmente com uma barreira que representa outro veículo, a 64 km/h. Esses testes de impacto utilizam quatro bonecos, que representam dois adultos no banco da frente e duas crianças no banco de trás, sentadas em cadeirinhas infantis.

O número de airbags oferecidos pelo veículo faz diferença no teste de impacto, assim como cintos de segurança com itens que diminuem a possibilidade de lesões durante batidas. No quesito de proteção para crianças, também é levada em consideração a clareza do manual de instruções para a instalação de cadeirinhas, já que a forma como ela é ajustada pode afetar de maneira positiva ou negativa a segurança das crianças.

Dos 37 modelos testados até hoje pelo Latin NCAP, que já foram ou são vendidos no Brasil em configurações equivalentes, apenas dois receberam a nota máxima tanto no quesito proteção para passageiro adulto, como para crianças: o Jeep Renegade e o Volkswagen Golf.

Entre os modelos avaliados no programa, dois receberam nota zero no quesito segurança para passageiro adulto: Fiat Novo Palio e Renault Clio, ambos em versões sem airbags.

Veja a seguir os resultados de alguns carros testados e vendidos no Brasil desde o início do programa Latin NCAP. Como os modelos da lista foram testados a partir de 2010, alguns podem ter sido aprimorados sem ter passado novamente pelo teste de colisão.

Toyota Corolla com três airbags

Segurança para adultos: 5 estrelas

Os airbags ofereceram boa proteção para a cabeça do motorista e do acompanhante no impacto. Ambos os cintos de segurança estavam equipados com itens de segurança, e os joelhos do motorista foram bem protegidos pelo airbag para joelhos. O carro foi considerado resistente a impactos.

Segurança para crianças: 4 estrelas

A cadeira infantil com sistema de fixação evitou um excesso de deslocamento da criança durante o impacto, proporcionando boa proteção. As instruções para instalação do item obteve pontuação máxima, e o veículo tinha etiquetas de advertência que explicavam os riscos de instalar uma cadeirinha com o encosto virado para trás no banco da frente do carro se o airbag desse assento estiver ativado. A possibilidade de desativar o airbag está sinalizada de maneira adequada.

Data do teste: outubro de 2014

Crash test do Volkswagen Up!, feito pela Latin NCAP

Volkswagen Up! com airbag duplo

Segurança para adultos: 5 estrelas

Tanto a cabeça quanto o pescoço do motorista e do acompanhante foram bem protegidos no impacto. Já a proteção do peito do motorista e do acompanhante foi considerada adequada e, a segurança para os joelhos, aceitável. O carro foi considerado resistente a impactos.

Segurança para crianças: 4 estrelas

A cadeirinha infantil com sistema de fixação evitou um excesso deslocamento da criança durante o impacto, proporcionando uma boa proteção. As instruções para instalação da cadeirinha afixadas ao assento foram consideradas aceitáveis. O veículo tem etiquetas de advertência que explicam os riscos de instalar uma cadeirinha com o encosto virado para trás no banco da frente do carro se o airbag do assento estiver ativado.

Data do teste: janeiro de 2014

Volkswagen Jetta com airbag duplo

Segurança para adultos: 5 estrelas

A cabeça e o pescoço do motorista e do passageiro foram bem protegidos durante o impacto. Já a segurança do peito do motorista e do passageiro foi considerada adequada, enquanto a proteção para os joelhos dos ocupantes do carro foi avaliada como aceitável. O veículo foi considerado resistente a impactos.

Segurança para crianças: 4 estrelas

As cadeirinhas infantis com sistema de fixação conseguiram evitar um excesso de deslocamento da criança durante o impacto, oferecendo boa proteção. As instruções para instalação da cadeirinha afixadas ao banco foram avaliadas como satisfatórias. Apesar de o veículo incluir etiquetas de advertência que explicam os riscos de instalar uma cadeirinha com o encosto virado para trás no banco da frente caso o airbag desse assento esteja ativado, essas instruções não foram consideradas suficientes.

Data do teste: novembro de 2013

Crash test da Ford Ecosport, feito pelo Latin NCAP

Ford Ecosport com airbag duplo

Segurança para adultos: 5 estrelas

As cabeças do motorista e do acompanhante ficaram bem protegidas durante o impacto. O carro foi avaliado como resistente a impactos. Contudo, o cinto de segurança do acompanhante não tinha itens de segurança que estavam incluídos no cinto do motorista. Além disso, o modelo não proporciona segurança suficiente para os joelhos dos passageiros em colisões.

Segurança para crianças: 3 estrelas

As cadeirinhas infantis conseguiram evitar um excesso de deslocamento da criança durante o impacto e ofereceu uma boa proteção. As instruções para instalação da cadeirinha afixadas ao assento foram consideradas satisfatórias. As etiquetas de advertência do veículo, que explicam os riscos de instalar uma cadeirinha com o encosto virado para trás no banco da frente caso o airbag do assento estiver ativado, foram consideradas insuficientes.

Data do teste: novembro de 2013

Crash test do Fiat Novo Palio, feito pela Latin NCAP

Fiat Novo Palio com airbag duplo

Segurança para adultos: 4 estrelas

A cabeça e pescoço do motorista e do acompanhante ficaram bem protegidos durante o impacto. No entanto, a proteção do peito do motorista foi avaliada como marginal. Também foi verificado que a estrutura da parte inferior do painel do carro pode machucar os joelhos do motorista e do passageiro no caso de batidas. O veículo foi considerado resistente a impactos.

Segurança para crianças: 3 estrelas

A cadeirinha infantil foi capaz de evitar o excesso de movimento da criança durante o impacto e ofereceu proteção aceitável para o pescoço e peito do passageiro. Já as instruções para instalação da cadeirinha foram consideradas claras. Apesar de o veículo ter etiquetas de advertência que explicam os riscos de instalar uma cadeirinha com o encosto virado para trás no banco da frente caso o airbag desse assento esteja ativado, os alertas foram considerados insuficientes. O veículo permite desativar o airbag do passageiro.

Data do teste: julho de 2015

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