Exame/PCS
ImprimirA Toyota errou feio em sua nova campanha, que apresenta a Hilux 2016.
O comercial, da marca na Nova Zelândia, traz animais pedindo para serem mortos. Um alce implora para ser caçado. Um outro animal ama ser atropelado pelo carro na estrada.
Tudo porque o carro, afinal, não é qualquer carro, sim uma Hilux (essa é lógica da campanha). Eles só querem a chance de andar em uma Hilux.
Nas cenas, os animais adotam uma postura de "poeta maldito" (tipo Lord Byron) que parece querer abraçar "a noite e a morte". Em tom poético e declamatório, eles pedem para morrer como uma forma de honra e dignidade.
"Ó, que alegria, ser transportado na Hilux. Eu não vou ser caçado, vou ser, de forma feliz, capturado", diz um deles.
Mas o resultado é de puro mau gosto e falta de noção.
Claro: associações de defesa dos animais criticaram duramente a Toyota. E os consumidores, de modo geral, não aprovaram.
A Toyota decidiu tirar o comercial do ar e pedir desculpas.
Em comunicado oficial, disse: "Essa decisão reflete a opinião de muitos espectadores ao redor do mundo que foram ofendidos sem intenção pelo comercial. Nós pedidos desculpas por qualquer ofensa que tenhamos causado".